Brasil: show de solidariedade está ajudando a salvar Luizinho, de 3 anos, da rara síndrome que o ameaça


O pequeno Luiz Roberto de Aguiar, de 3 anos, embarca hoje (23) para Barcelona junto com seus pais. É a viagem da esperança. Luizinho tem a rara síndrome de Arnold Chiari: trata-se de malformação no crânio, na junção da cabeça com o pescoço; ela provoca complicações diversas, como fortes dores de cabeça e paralisia, podendo causar a morte. Luizinho vai passar por uma cirurgia que só é realizada na Espanha e que custa R$ 100 mil. Para bancá-la, os pais fizeram uma campanha nas redes sociais e na cidade de Bauru, interior de São Paulo, onde vivem.

A mãe de Luizinho, Karina Bernardes de Aguiar, resume a expectativa: “A ansiedade está a mil. Não dá para acreditar que deu tudo certo. É só gratidão”!



A CIRURGIA

Está marcada para a próxima terça-feira, 27 de setembro. Depois dela, o bravo Luizinho ficará sete dias internado no hospital e mais três semanas num apartamento, sob acompanhamento semanal dos médicos. Na volta ao Brasil em dia 25 de outubro, ele ainda terá seis meses de recuperação e, passado um ano, terá de ir novamente à Espanha para consultas de controle.

A SOLIDARIEDADE

Nada menos que a metade do valor necessário para a cirurgia de Luizinho veio de uma única doação. E a história dessa doação é emocionante.

A menina Gabrielly Colombaro Ocon faleceu em abril, aos 6 anos de idade, após três anos de luta contra um tumor no cérebro. Os pais dela também tinham feito uma campanha, “Ajude a Gaby”, a fim de custear o tratamento da filhinha nos Estados Unidos.

Infelizmente não conseguimos, mas estamos muito felizes de poder ajudar outras crianças que passam por sofrimento semelhante, para que elas possam ter, se Deus quiser, um final diferente”, explica Roberta Colombaro Ocon, a mãe da Gaby.

Foi a solidária doação dos pais de Gaby que garantiu o montante necessário para a cirurgia de Luizinho.

Mas a campanha “Todos pelo Luiz” vai continuar: é que, além da caríssima cirurgia, a família também terá muitos gastos com medicamentos e curativos.

A SÍNDROME

Luizinho reclama de dores na cabeça desde o seu primeiro ano de vida, mas o diagnóstico da síndrome de Arnold Chiari só veio no fim do ano passado, quando o menino caiu e machucou o rosto durante uma ida a São Paulo. “Na hora [em que soube da síndrome] comecei a chorar e fiquei desesperada”, conta Karina.

O pequeno passa hoje por quadros de febre e sangramentos no nariz. A mãe teme que a situação esteja piorando devido à frequente movimentação de Luizinho, que precisou realizar vários exames clínicos.

A síndrome de Arnold Chiari faz com que parte do encéfalo, o cerebelo, entre no canal da coluna. A compressão dentro do crânio causa grande incômodo e dor. A técnica cirúrgica usada no Brasil é arriscada: “Aqui tem a cranectomia. Eles abrem a cabeça e retiram um pedaço do cérebro, mas isso deixa várias sequelas e não livra do risco de morte súbita”, explica a mãe.

Barcelona tem um instituto especializado precisamente nesta síndrome e, depois de analisados todos os exames de Luizinho, o hospital espanhol avaliou que pode resolver o seu problema. “É uma chance de cura. Todos os dias eu tenho medo de perdê-lo”, compartilha Karina, nessa mistura que só as mães e os pais conhecem de medo e esperança quando se trata da vida de um filho.



SOLIDARIEDADE QUE SE MULTIPLICA

A cidade de Bauru já conhece a síndrome de Arnold Chiari porque outra de suas filhas, Laís de Oliveira Vaz, também precisou da solidariedade local para fazer a mesma cirurgia na Espanha. E, graças a Deus e à generosidade de muita gente, ela conseguiu! Laís passou pelo procedimento no mês passado, está se recuperando bem e apoia a campanha de Luizinho:

Eu peço que vocês ajudem mais um brasileiro a chegar aqui, mais um baurense como eu. Ajudem o Luizinho, de apenas 3 aninhos!“, incentiva a jovem paciente, que já teve a felicidade de sentir e quer passar adiante essa experiência de solidariedade capaz de salvar vidas.

Que Deus abençoe a todos os vários protagonistas desta história que nos enche de esperança, gratidão, senso de fraternidade e orgulho da nobreza humana!
#ForçaLuizinho!
________________
A partir de informações do portal G1

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS NO FACEBOOK CLICANDO NO BOTÃO COMPARTILHAR ABAIXO: