Papa Francisco ganhou uma tiara papal


Ontem, 16 de maio, Sua Santidade Francisco recebeu o Presidente do Parlamento da Macedônia, Trajko Veljanovski. Após as saudações de recepção e a uma breve conversa com o pontífice, Veljanovski mostrou os presentes que trouxera para o Pontífice, entre eles uma tiara papal.



O presente foi feito por freiras do mosteiro de Rajcica, com pérolas do Lago Ohrid. O Primeiro-Ministro Trajko Velianoski disse que, ainda se o Papa não a use, o presente solenizou a sua visita.

A tiara papal acompanha os bispos de Roma há quase mil anos. A tiara era usada pelos Papas em ocasiões solenes como a benção Urbi et Orbi, proclamação de Dogmas e procissão de missa.
O ultimo Papa que usou a tiara foi o beato Paulo VI que substituiu rito de coroação com a Tiara pela missa inaugural do pontificado. Antes da substituição, a tiara era posta sob a cabeça do Papa com a seguinte exortação:
“Recebei a tiara, ornada de três coroas, e sabei que sois Pai de Príncipes e Reis, pastor de toda a terra e Vigário do Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo, a quem é dada toda honra por todos os séculos dos séculos. Amém” Latim: Accipe tiaram tribus coronis ornatam, et scias te esse Patrem Principum et Regnum, Pastorem Orbis in terra, in terra Vicarium Salvatoris Nostri Jesu Christi, cui est honor et gloria in sæcula sæculorum. Amen
Em 2011, o Papa Bento XVI ganhou uma tiara, mas nunca a usou.



COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS NO FACEBOOK CLICANDO NO BOTÃO COMPARTILHAR ABAIXO: