Amigo do frei Antônio Moser, morto a tiro durante uma tentativa de assalto no Rio, na manhã desta quarta-feira, o contador José Karl, de 52 anos, disse que o religioso era sempre alertado para andar com um motorista. O religioso foi baleado por assaltantes durante uma tentativa de assalto ocorrida na Rodovia Washington Luiz, na altura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ele teria se assustado ao ser abordado por dois homens numa moto.
- A gente alertava para ele andar com motorista, mas ele nunca se rendeu ao medo - contou Karl, muito abalado.
De acordo com o contador, o frei estava indo para o Aeroporto internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, onde pegaria um voo para São Paulo. Ele ia dar uma palestra e voltaria ainda nesta quarta-feira.
- Ele viajava muito por todo o Brasil e para fora do país também. Sempre dando palestras - disse.
Antônio Moser tinha 75 anos. Natural de Gaspar, em Santa Catarina, ele morava havia 30 anos em Petrópolis, na Região Serrana do Rio.
- Era uma pessoa muito do bem e bastante empreendedor. A gente nunca espera que isso vá acontecer com a gente. Deixou todo mundo órfão - disse Karl.
O corpo do frei foi levado para o Instituto Médico-Legal (IML) de Duque de Caxias. Numa perícia preliminar, policiais da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) constataram que o religioso levou um tiro no ombro esquerdo que saiu pelo peito, do lado direito. Ainda não há informações sobre o velório e o enterro, que pode acontecer em Santa Catarina.
Um vídeo postado no perfil Reage Saracuruna, no Facebook, mostra a movimentação de equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no local onde o carro de Antônio Moser parou. As imagens foram feitas logo após o crime acontecer.
Portal divulga cartaz pedindo pistas
O Portal dos Procurados divulgou um cartaz com título "Quem matou?" para tentar obter informações que possam ajudar na identificação dos assassinos de Antônio Moser. Quem tiver alguma informação sobre os assassinos pode denunciar pelo Whatsapp dos Procurados (96802-1650) ou ligar para o Disque-Denúncia (2253-1177). Em ambos os casos, o Portal garante total anonimato.
Todas as informações sobre o crime serão encaminhadas para DHBF.
Religioso era presidente de editora
Antônio Moser era diretor-presidente da Editora e do Editorial Vozes, professor de Teologia Moral e Bioética no Instituto Teológico Franciscano (ITF), em Petrópolis. Ele também era Pároco da Igreja de Santa Clara e diretor do Centro Educacional Terra Santa. No site dele há foto de um encontro com o Papa Francisco. Ele foi um dos 11 brasileiros convidados pelo Pontífice a participar do sínodo das famílias, na condição de teólogo, em outubro do ano passado.
O religioso escreveu 27 livros e participou como co-autor de diversas obras e artigos científicos em revistas nacionais e revistas internacionais. Desde 2005 ele era convidado permanente para o programa semanal “Em Pauta” , da TV Canção Nova, onde são discutidos os mais variados temas relacionados com a ética.
Em Petrópolis, o frei também tomava conta do projeto “Terra Santa” que ele mesmo criou há três anos. A iniciativa oferece cursos de extensão e reforço escolar para mais de 700 crianças da rede pública da cidade.
Arcebispos lamentam morte
O arcebispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, lamentou a morte do frei. Em nota, ele destacou o trabalho realizado por Antônio Moser naquele município.
"Neste momento de tristeza, a Diocese de Petrópolis lamenta o falecimento de Frei Antônio Moser (OFM), ocorrido na manhã de hoje, e se une em oração aos seus familiares e a Ordem dos Frades Menores (OFM).
Frei Antônio Moser nos últimos anos, como pároco da Paróquia Santa Clara e diretor-presidente da Editora Vozes, foi um grande colaborador da Diocese, apoiando e contribuindo com a Pastoral da Educação.
Frei Antônio Moser era professor de Teologia Moral e Bioética no Instituto Teológico Franciscano (ITF), em Petrópolis. Era assessor especial para questões de Moral e Bioética na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e recentemente foi assessor especial no Sínodo dos Bispos sobre a Família, além de desenvolver diversos trabalhos.
Neste momento de dor para todos, comunidade Diocesana se une em oração com a Ordem dos Frades Menores e familiares de Frei Moser.
Diocese de Petrópolis, 9 de março de 2016
Dom Gregório Paixão
Bispo da Diocese de Petrópolis".
Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio, também demonstrou pesar pela porte de Moser. Em nota, ele disse estender seu abraço para os parentes do frei e também à comunidade em que ele atuava.
"Acolhemos, com muito pesar, a notícia do falecimento do frei Antônio Moser, na manhã desta quarta-feira, dia 09/03. Surpreendidos com a notícia, me uno em oração pela sua alma e estendo meu abraço a seus familiares, à toda comunidade e ao bispo da diocese de Petrópolis, dom Gregório Paixão, e aos membros superiores da Ordem dos Frades Menores (OFM), na qual ele fazia parte. Apesar da dor, em nome da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, rogo a Deus que o perdoe de suas faltas e o receba em sua infinita misericórdia".
Rio de Janeiro, 9 de março de 2016.
Cardeal Orani João Tempesta, O.Cist., Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro".
Fonte: Extra
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS NO FACEBOOK CLICANDO NO BOTÃO COMPARTILHAR ABAIXO: