Católicos batizados no mundo aumentou mais rápido do que a população mundial, afirma Vaticano


O número de católicos batizados em todo o mundo aumentou em um ritmo mais rápido do que a população mundial, segundo estatísticas divulgadas pelo Vaticano.
Embora o número geral de sacerdotes tenha aumentado, a quantidade deles diminuiu ligeiramente na Europa e na Oceania, de acordo com o Departamento Central de Estatísticas da Igreja.

Os dados atualizados foram apresentados no “Annuario Pontificio 2016” e vão aparecer no Anuário Estatístico da Igreja, que traz números detalhados sobre os trabalhos que a Igreja realiza, a vida sacramental, as dioceses e paróquias até 31 de dezembro de 2014.
O número de católicos batizados alcançou 1,27 bilhão ou 17,8% da população mundial, informou o departamento em 5 de março.


Apesar do aumento de fiéis no planeta, o anuário observa também um aumento “menos dinâmico” de apenas 2% na Europa. Ainda que o continente seja o lar de quase 40% da população católica no mundo, a porcentagem dos seus fiéis vivendo na Europa diminuiu levemente ao longo dos últimos nove anos.
No entanto, com exceção para a Oceania, o número de católicos batizados cresceu mais rápido do que o crescimento populacional geral em cada continente.
“Sem dúvida, o continente africano continua sendo o que conta com o mais alto índice de crescimento”, lê-se no relatório; o número de católicos aí aumentou em 41%, enquanto que o número de católicos na Ásia cresceu 20%.
A porcentagem de católicos batizados como parte da população geral continua sendo a mais alta nas Américas do Norte e Sul, onde “formam quase a metade” dos católicos do mundo.

O número de bispos do mundo continuou a aumentar, alcançando 5.237 ao total em comparação com os 4.841 do ano anterior.




O número total de sacerdotes – diocesanos e ordens religiosas – era de 415.792, o que, segundo se lê no texto divulgado, é um número estatisticamente estável. Houve um firme aumento de padres diocesanos na África, Ásia e nas Américas Central e do Sul, enquanto que os números na América do Norte, Europa e Oceania continuaram a diminuir.

O número informado de diáconos permanentes – 44.566 – representou um aumento de mais de 1.000 ao longo do período anterior.

O número de irmãos consagrados (religiosos) diminuiu levemente, indo de um total de 55.253 no final de 2013 para um total de 54.559 no final de 2014.

O número de mulheres em ordens religiosas continuou a diminuir, caindo para 10.846 em 2014. As maiores quedas se deram nas Américas do Norte e Sul, na Europa e Oceania, enquanto que os números na África e na Ásia continuam a se elevar.
O número de candidatos ao sacerdócio – tanto seminaristas diocesanos como membros das ordens religiosas – que chegaram ao nível dos estudos filosóficos e teológicos mostrou uma ligeira desaceleração. O número de candidatos caiu para 116.939 no final de 2014 em comparação com os 118.251 do final de 2014.
A variação no número de candidatos em formação visando o sacerdócio varia nos continentes, lê-se no texto divulgado. Há um “declínio evidente” nos números da Europa e América do Norte, enquanto que a “África e a Ásia mostram grande vitalidade”.
Fonte: Catholic News Service.


COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS NO FACEBOOK CLICANDO NO BOTÃO COMPARTILHAR ABAIXO: