O mistério de Nossa Senhora ao pé da trave do Maracanã


Sempre que é escalado pelo GloboEsporte.com para a cobertura jornalística em jogos no Maracanã, o repórter fotográfico André Durão tem o hábito de chegar ao estádio horas antes de a peleja começar. Escolhe sua posição - muitas vezes próxima ao escanteio - e passa a fazer registros visuais e fotográficos. Uma pequena bolinha é a protagonista de seus ensaios. Mas, com a fase complicada e o risco de rebaixamento que acompanha o Vasco há rodadas no Brasileirão, outra cena entrou em foco. 



Antes do início das partidas, lá está uma pequena e simples imagem de papel de Nossa Senhora do Carmo. Sempre a mesma, colada com Durex horas antes das partidas no pé da trave. Ela guarda a meta ao lado direito das antigas cabines de rádio - onde fica a torcida vascaína. À direita do goleiro ali postado, na parte de fora. E é retirada logo depois do juízo final.

Jordi, titular do Vasco no empate com a Chapecoense na quinta-feira, disse que não foi ele quem colocou ali. Relatou que chegou e já estava. Perguntado sobre o mistério, outro funcionário do Vasco chegou a voltar ao gramado na noite de quinta para saber do que se tratava. Nada encontrou. Questionado sobre a fé em meio aos tempos modernos, o Maracanã procurou um dos funcionários que cuidam do gramado. Ele garantiu que não é ele o autor da imagem. E, como entra antes do jogo para retocar a grama, poderia ter visto alguma movimentação. Também não. Uma das hipóteses seria algum membro da comissão técnica, que tem acesso liberado com antecedência. Mas nem tanta. Antes que questionem a fé do técnico Jorginho, a linha evangélica não cultua imagens de santos. 


- Vi a santinha nos últimos jogos do Vasco. Na quinta, cheguei às 17h (jogo era 19h30) para fazer o meu ensaio com a bolinha e a santinha já estava na trave. Nunca consegui ver quem colocou lá, pode ser algum funcionário do Maracanã que seja vascaíno ou até mesmo funcionário do clube - relatou André Durão.

O título Nossa Senhora do Carmo é um dos mais antigos e conhecidos da Mãe de Jesus. Consagrado à Virgem Maria. É comum ver a imagem da santa em escapulários. E, agora, na trave do Maracanã nos jogos do Vasco. 

Neste domingo, o time enfrenta o São Paulo, às 16h, no Morumbi.