Arcebispo do Rio, Dom Orani é roubado e tem cordão e anel levados por bandidos


O cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, ficou sob a mira da arma de um assaltante na noite desta segunda-feira, quando saía da Residência Assunção, no Sumaré, e ia para um debate na Arquidiocese, na Glória. O bandido levou o anel cardinalício e a cruz peitoral de Dom Orani, além de um celular, uma máquina fotográfica e uma caneta.


— Eles estavam de carro quando foram interceptados. O assaltante perguntou a Dom Orani se a cruz e o anel eram de ouro. Dom Orani respondeu que não eram e entregou os pertences imediatamente — contou um assessor do bispado, confirmando a informação de que realmente os objetos usados pelo cardeal não eram de ouro: — Eram de um metal de menor valor. Dom Orani, inclusive, pegou uma cruz reserva e foi para o compromisso agendado.

No carro, além de Dom Orani, estavam um fotógrafo, que trabalha para o bispado, um seminarista e o motorista. Ninguém se feriu durante a ação, que ocorreu rapidamente.

Dom Orani havia acabado de celebrar uma missa no Sumaré, onde estava acontecendo um encontro de bispos eméritos. Mesmo depois de o assalto ter acontecido, o cardeal do Rio de Janeiro prosseguiu com sua agenda, indo diretamente para a Arquidiocese, onde estava acontecendo um debate. Os outros ocupantes do carro seguiram para a 10ª DP (Botafogo), onde o caso foi registrado. O assalto aconteceu por volta das 20h30m.

Dom Orani informou a seus assessores que seriam três assaltantes. Eles estavam num carro, que interceptou o veículo onde estava o cardeal na altura de Santa Teresa. No fim do assalto, o bandido que estava armado reconheceu Dom Orani.

— Ele pediu desculpas, mas levou os pertences assim mesmo — relatou o assessor do religioso.

Policiais militares que saíram à procura dos três bandidos conseguiram achar alguns dos pertences roubados, que foram sendo abandonados pelos assaltantes ao longo do caminho, em Santa Teresa. Foram recuperados o celular, o anel e a cruz e Dom Orani, a mochila e o paletó do motorista e a batina do seminarista. Ninguém foi preso.

Fonte: Jornal Extra