Papa Francisco recorda sentido do Natal: “amor de Deus pela humanidade”

Francisco lembrou que o Natal de Jesus traz a promessa de uma vida nova
Jéssica Marçal
Papa recorda sentido do Natal: “amor de Deus pela humanidade”No Angelus deste domingo, 5, Papa Francisco concentrou-se sobre o mistério da encarnação de Cristo, celebrado pela Igreja em 25 de dezembro. Ele destacou que o nascimento do Menino Jesus traz a promessa de um mundo novo e a certeza da presença de Deus na vida humana.
As reflexões partiram do Prólogo do Evangelho de João, que propõe o significado mais profundo do Natal de Jesus. Ele explicou que, com a encarnação, Deus partilhou a condição humana, exceto no pecado, para comunicar a sua vida e a sua alegria.
“Assim, o Natal nos revela o amor imenso de Deus pela humanidade. Daqui deriva a nossa esperança. Na nossa fragilidade, sabemos ser amados e acompanhados por Deus. (…) Com o nascimento de Jesus, nasceu uma promessa nova, um mundo novo, um mundo que pode ser sempre renovado”.

A fé na encarnação, segundo Francisco, também diz que Deus é solidário com o homem, e esta proximidade é um dom que sempre se mantém. Mas esse mistério da encarnação, conforme ressaltou o Santo Padre, também tem um aspecto ligado à liberdade humana.
“O Verbo de Deus monta a sua tenda entre nós, pecadores, e todos nós devemos nos apressar para receber a graça. Tantas vezes, nós O rejeitamos, preferimos permanecer no nosso pecado, mas Jesus não desiste, não deixa de oferecer a si mesmo e a graça que nos salva. Jesus nos espera sempre, essa é uma mensagem de esperança, de salvação e nós somos chamados a testemunhar com alegria este Evangelho da vida”
Após rezar o Angelus, Francisco anunciou sua peregrinação à Terra Santa, que será de 24 a 26 de maio. Ele também aproveitou para agradecer por todas as mensagens que recebeu de Natal e Ano Novo.

Comentários