Embaixador do Brasil na Santa Sé foi recebido hoje pelo Papa para entregar suas credenciais
O Papa Francisco recebeu na manhã desta sexta-feira, 13, no Vaticano, o embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Denis Fontes de Souza Pinto, para a apresentação de suas credenciais.
O embaixador descreveu como um momento especial o encontro com o Papa. “O Santo Padre é um homem de profunda simplicidade e muito acolhedor. Quando eu entrei na sala, a primeira coisa que ele disse foi: ‘Quero que o senhor fale em brasileiro, não fale em portunhol, e eu vou falar em castelhano’”, brincou.
Ele contou ainda que o Papa disse sentir saudades do Brasil, do Rio de Janeiro, onde esteve por uma semana para a Jornada Mundial da Juventude. O Santo Padre agradeceu novamente ao governo brasileiro pela acolhida e organização do evento. “Mandou votos de felicidade ao povo brasileiro (…) Foram mais de vinte minutos de uma conversa que pareceu curta, mas ao mesmo tempo longa”.
Denis Fontes disse ainda ter sido uma graça ele poder ter entregado as credenciais justamente no dia que marca os seis meses da eleição de Francisco como Papa. “Foi também um momento de muita satisfação e tenho certeza de que isso significa muitos bons votos para o trabalho que farei aqui junto à Santa Sé”.
Sobre a promessa da vinda do Papa ao Brasil em 2017, promessa feita pelo próprio Francisco em sua visita a Aparecida (SP) em 24 de julho, o embaixador disse que será feito tudo o possível para que isso de fato aconteça.
Denis destacou também que para ele é uma dupla satisfação esse cargo tão importante que lhe foi confiado. “Em primeiro lugar, trabalhar com a diplomacia do Vaticano, a mais antiga das diplomacias do mundo, com grandes profissionais. E por outro lado, como católico, pra mim é uma honra ainda maior. Eu acho que poucos embaixadores podem ter essa dupla dimensão: a profissional e a pessoal”.
Breve biografia
Denis Fontes de Souza Pinto nasceu em Recife em 26 de fevereiro de 1954. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco em 1977 e dois anos depois ingressou no Instituto Rio Branco. Exerceu a carreira diplomática em vários países, entre eles Alemanha, Peru, China, França, África do Sul e Bélgica.
Ele foi nomeado novo embaixador brasileiro junto à Santa Sé dias antes da viagem de Francisco ao Brasil, no final de julho. Fonte: CN
Comentários
Postar um comentário
Faça aqui seu comentário