Como compreender a Palavra de Deus?

Desde os inícios da Igreja, os discípulos tiveram dificuldade para compreender a Palavra de Deus, o Evangelho de Jesus Cristo.
A Palavra de Deus é um grande mistério que é revelado aos pequeninos.Os discípulos de Jesus Cristo sempre tiveram dificuldade para compreender a Sua Palavra. Depois da Sua ressurreição, Jesus apareceu aos onze e aos discípulos de Emaús (cf. Lc 24, 33). Estes ficaram assustados e não podiam acreditar, tamanha foi a surpresa que a aparição do Mestre lhes causou (cf. Lc 24, 37-40). Mas, Jesus os acalmou, mostrou-lhes as mãos e os pés, depois pediu alguma coisa para comer e comeu na frente deles (cf. Lc 24, 38-43). Em seguida, o Senhor começou a falar-lhes sobre tudo que aconteceu com Ele, como esta escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos (cf. Lc, 24, 44).
Como os discípulos não compreendiam as Escrituras, Jesus abriu-lhes a inteligência e disse: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e no seu nome será anunciada a conversão, para o perdão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas destas coisas” (Lc 24, 46-48). Estas palavras de Cristo são de uma atualidade que não há como questionar, pois no Seu nome continua a ser anunciada a conversão, para o perdão dos pecados, a todas as nações!

Hoje, além da pregação da Palavra na Igreja, com a difusão dos meios de comunicação social, rádio, televisão, internet e outros, o Evangelho de Jesus Cristo chega ainda mais longe e é anunciado a todos os povos. Nenhum projeto humano poderia se sustentar por tanto tempo. Depois de quase dois mil anos da morte de Jesus, no Seu nome continuam a ser anunciados a conversão e o perdão dos pecados (cf. Lc 24, 47). Não há como negar que, como os discípulos, somos verdadeiramente “testemunhas destas coisas” (cf. Lc 24, 48). Depois de tanto tempo, hoje podemos dizer que somos testemunhas de coisas maiores até do que os milagres que os primeiros seguidores de Cristo viram (cf. Jo 1, 50).
O Evangelho continua a ser anunciado no nome de Cristo e as conversões continuam a acontecer. A Palavra de Deus é anunciada, as profecias e as promessas do Senhor continuam a se cumprir nas vidas de tantas pessoas. Se ainda não somos capazes de crer em Jesus e de compreender as Escrituras, peçamos a Ele que abra a nossa inteligência para que a compreendamos (cf. Lc 24, 45).
Como os discípulos, perseveremos em oração com a nossa comunidade, com a Virgem Maria, Mãe de Jesus (cf. At 1, 14). Supliquemos, confiando nossas orações a Nossa Senhora, pedindo que Cristo nos envie o Espírito Santo, o Prometido pelo Pai (cf. Lc 24, 49). Supliquemos esta graça, para que possamos crer em Jesus Cristo e compreender as Sagradas Escrituras. O Espírito de Deus descerá sobre nós e nos dará força, para sermos suas testemunhas até os confins do mundo (cf. At 1, 8).

Comentários