Confira algumas das atividades do Papa nos próximos meses

Papa falou sobre suas próximas atividades, no voo de retorno a Roma, após a JMJ Rio2013
Da redação, com Rádio Vaticano
Enquanto, no Brasil, agosto é o mês das Vocações, na Europa é pleno verão e, portanto, mês de férias, inclusive no Vaticano. Neste período, os Papas costumam se transferir do Vaticano para a cidadezinha de Castel Gandolfo, a poucos quilômetros de Roma, por ser um lugar mais fresco no verão europeu.
Castelgandolfo, cidadezinha do Lácio, na província de Roma, tem cerca de 7 mil habitantes e é muito conhecida pela Residência de verão dos Papas: um edifício do século XVII, do arquiteto Carlo Maderno, construída inicialmente para o Papa Urbano VIII. Contrariamente à tradição, Papa Francisco decidiu, pelo menos este ano, permanecer na Casa Santa Marta, onde reside no Vaticano.

Em cerca de quatro meses e meio de Pontificado, Papa Francisco esteve duas vezes em Castelgaldolfo. A primeira, logo após a sua eleição à Cátedra de Pedro, para visitar seu predecessor, Bento XVI. A segunda, um mês depois, para uma visita oficial.
No próximo dia 15, solenidade da Assunção de Nossa Senhora, o Bispo de Roma vai novamente a Castelgandolfo, onde celebrará Missa na paróquia São Tomás de Villanova e recitará a oração mariana do Ângelus do balcão da Residência Pontifícia.
Durante todos os domingos de agosto, o Pontífice vai rezar a oração mariana do Ângelus, ao meio dia, da janela do Palácio Apostólico, no Vaticano, com os fiéis e turistas que estiverem presentes em Roma.
Geralmente, durante as férias na Europa, são suspensas todas as atividades pontifícias. No entanto, estando em sua residência vaticana, Papa Francisco terá alguns compromissos:
Dia 13, ao meio-dia, recebe em audiência, na Sala Clementina, as seleções de futebol da Argentina e Itália, que, no dia seguinte, farão um amistoso, no Estádio Olímpico de Roma, em homenagem ao novo Papa. E no dia 28, preside à celebração Eucarística de abertura do Capítulo Geral dos Agostinianos, que residem ao lado da Praça São Pedro, no Vaticano.
Sobre suas próximas atividades, o Santo Padre afirmou que não há nada definido. O assunto foi tratado durante coletiva à imprensa, no voo de retorno a Roma, após a Jornada Mundial da Juventude.
Francisco respondeu à pergunta de Salvatore Mazza, representante do diário católico italiano “Avvenire”: “Santidade, já existe um calendário, mais ou menos definitivo, das suas próximas viagens?”. Leia a íntegra da resposta:
“Definido, definido mesmo, não… não há nada. Mas, posso lhe dizer, desde já, que se está pensando em organizar alguma coisa… com certeza já está prevista a viagem a Cagliari, na ilha italiana da Sardenha, no próximo dia 22 de setembro. Depois, dia 4 de outro, a Assis, a cidadezinha de São Francisco. Ainda em âmbito italiano, pretendo ir, por um dia, a visitar a minha família, no norte da Itália, de onde meus antepassados partiram para a Argentina. Mas, será uma visita de apenas um dia. Só vou porque eles, coitadinhos, me ligam sempre e ainda mantemos boas relações. No que se refere a viagens fora da Itália, eu gostaria de ir a Constantinopla, dia 30 de novembro, para me encontrar com Bartolomeu I, por ocasião da festa de Santo André (irmão de São Pedro). Mas, acho que não vai dar. O Patriarca Bartolomeu I também quer celebrar os 50 anos do histórico encontro entre Atenágoras e Paulo VI, em Jerusalém. Então, a gente se encontrará naquela ocasião. A este respeito, o governo israelense me fez um convite especial para visitar Jerusalém. Acho que a Autoridade da Palestina também vai fazer o mesmo… Por fim, acho que não será possível voltar tão já à América Latina, inclusive à Argentina. Temos que esperar um pouco. Outras viagens são mais prioritárias, por exemplo, imagino que deverei ir à Ásia, pois recebi convite para visitar as Filipinas e o Sri Lanka. O Papa emérito, Bento XVI, não teve tempo de ir, então acho importante uma visita aos países asiáticos. Teria a possibilidade ainda de visitar Fátima”

Comentários