Juventude transborda de alegria por ter participado da JMJ

Luana Oliveira,
Da redação
Mais de 3 milhões de jovens estiveram presentes na Santa Missa de Envio, a última presidida pelo Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, que foi encerrada neste domingo.
Nos rosto dos jovens que participaram dessa celebração nota-se alegria e emoção, mas um pesar porque chegou ao fim o encontro que entrou para a história da Cidade Maravilhosa como um dos maiores eventos até hoje. Segundo a jovem Débora Merotto, de 18 anos, a JMJ está deixando um gostinho de ‘quero mais’: “Nunca imaginei que eu participaria de uma missa com o Papa, foi emocionante, mas ao mesmo tempo estou triste pois acabou a jornada”, disse Débora.
Para a jovem, Débora (do meio) a JMJ Rio 2013 deixará  saudades. Foto: Wesley Almeida /CN
Para a jovem, Débora (do meio) a JMJ Rio 2013 deixará saudades. Foto: Wesley Almeida /CN
Em sua homilia, o Papa Francisco, convocou os jovens a serem discípulos e missionários de Jesus Cristo e não terem medo de anunciar a Boa Nova do Evangelho.
“Foi um momento maravilhoso de expressarmos a nossa fé, vejo que este é um tempo de renovação da nossa fé”, afirmou o paulista Leandro, de 25 anos. O grande ensinamento deixado pelo Sumo Pontífice e que Leandro levará consigo é: “não basta apenas querer, mas devemos ser jovens missionários”.
Francisco ensinou que a melhor forma de se chegar aos jovens é com outros jovens, ou seja, jovens evangelizando jovens A responsável por uma caravana de 240 pessoas da cidade de Piracicaba (SP), Rosa Maria, conta que viveu momentos importantes e que levará consigo.
Jovens testemunham como  foi a JMJ Rio  2013 - Foto: Wesley Almeida/CN
Jovens de Piracicaba -SP  marcam presença na JMJ – Foto: Wesley Almeida/CN
“Agradeço ao Papa pelo que vivemos durante estes dias. Eu já faço parte da missão permanente em minha paróquia, mas fiquei muito feliz de poder participar da Jornada, sinto-me enviada pelo Papa”, disse Rosa Maria.
Com o anúncio da próxima JMJ, que será em Cracóvia, na Polônia, os jovens já começaram a demonstraram o desejo de participarem: “Se Deus quiser quero ir para Polônia, estamos até pensando em aprender polonês,” brincou o jovem Bruno Ávila, de 21 anos, que vibrou com a homilia, “todos nós somos capazes de sermos, com ajuda de Cristo, missionários”.
“Recebo como missão cada palavra dita pelo Santo Padre, foi importante ouvir dele que devemos ir e fazer missionários ”, confidenciou a capixaba Ariel Horta, 27 anos, que ainda disse que todos precisam, onde quer que atuem ou estejam, ser cristãos e não terem medo de falar de Cristo, como bem ensinou o Papa em sua homilia.
Durante a Santa Missa, os peregrinos não pouparam esforços para verem a chegada do Papa Francisco:
Jovens queriam ver Papa Francisco  passando de papamóvel - Wesley Almeida/ CN
Jovens queriam ver Papa Francisco passando de papamóvel – Wesley Almeida/ CN
O casal Maristela e Alexandre de Santa Catarina, vê com alegria tantos jovens reunidos: “gosto do jeito simples com que o Papa fala a nós, aprendi com ele a ser generosa e que devemos cuidar dos nossos jovens,”afirmou Maristela, 49 anos.
Já seu esposo sobre a próxima Jornada Mundial ser em Cracóvia, disse: “O polonês é um pouco difícil, mas quero ao menos aprender o inglês, quero a partir de agora economizar e se Deus quiser daqui a três anos: rumo a Polônia!”.

Comentários