Igreja deve anunciar o Evangelho com alegria, disse o Papa

Como modelo de alegria, o Santo Padre apresentou Maria, a Mãe de Jesus
Da redação, com Rádio Vaticano
Igreja deve anunciar o Evangelho com alegria, disse o Papa
“Peçamos a Nossa Senhora para que, trazendo Jesus, nos dê a graça da alegria, da liberdade da alegria”, rezou Francisco. (FOTO: L’Osservatore Romano)
Anunciar o Evangelho com a alegria cristã: foi afirmou o Papa Francisco durante sua homilia na manhã desta sexta-feira, 31, em Missa celebrada na capela da Casa Santa Marta.
O Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, também concelebrou a Eucaristia.
O Santo Padre refletiu sobre as leituras do dia. A primeira, do profeta Sofonias, que fala da exclamação “Alegra-te! Grita de alegria, o Senhor está no meio de ti!” (Sf 3,14). A segunda, extraída do Evangelho, que diz de Isabel e do filho que “exulta de alegria” no ventre ao ouvir as palavras de Maria (cf. Lc 1, 39s). Diante das leituras o Papa disse: “Tudo é alegria”. Mas, segundo Francisco, muitas vezes parece que os cristãos gostam mais de se lamentar, deixando de lado a alegria que é oferecida pelo Espírito Santo.
“É justamente o Espírito que nos guia: Ele é o autor da alegria, o Criador da alegria. E esta alegria no Espírito nos dá a verdadeira liberdade cristã. Sem alegria, nós cristãos não podemos nos tornar realmente livres, nos tornamos escravos das nossas tristezas. O grande Paulo VI dizia que não se pode levar avante o Evangelho com cristãos tristes, abatidos e desencorajados. Não se pode. Esta é uma atitude um pouco fúnebre, não? E desta alegria vem o louvor!”, ressaltou.
Segundo o Pontífice, os cristãos devem louvar a Deus gratuitamente, assim como é gratuita a graça que Ele dá a todos. Para Francisco, a eternidade será isso: louvar a Deus. “O que não quer dizer aborrecimento; pelo contrário, beleza e alegria”, disse.
Como modelo deste louvor o Santo Padre apresentou Maria, a Mãe de Jesus, a quem a Igreja chama de “causa da nossa alegria” (Causa Nostrae Letitiae). Isso, disse o Papa, “porque nos traz a maior alegria, que é Jesus”.
Por fim o Pontífice rezou: “Peçamos a Nossa Senhora para que, trazendo Jesus, nos dê a graça da alegria, da liberdade da alegria”.

Comentários