Bispos estudam temática da CF 2014: tráfico de pessoas


Os trabalhos do Consep na tarde desta terça-feira, 14 de maio, focaram o estudo da temática da Campanha da Fraternidade 2014: o tráfico de pessoas. Um estudo sobre o tema foi apresentado pela professora Márcia Sprandel, da Associação Brasileira de Antropologia.
A assessora mostrou como o tema abordado possui implicações sociais, políticas e jurídicas. “O assunto envolve outras questões como o trabalho escravo, o trabalho infantil, a prostituição e a migração”, explicou Márcia. Para ela, o desafio é tirar o foco da questão criminal, buscando evidenciar a dimensão humana, antropológica e social.
Márcia evidenciou como a Campanha da Fraternidade tem muito a contribuir com a reflexão da sociedade neste campo. “A Igreja, à medida que está junto das pessoas, pode mostrar que as vítimas tem uma história, que são trabalhadores em mobilidade”.
Após o colóquio da antropóloga, os bispos e os assessores se reuniram em grupos de estudo para aprofundar a questão. Também realizaram a análise das propostas de cartazes que serão utilizados na Campanha. 
Fonte: CNBB

Comentários