Bento XVI celebrará 86 anos em Castel Gandolfo


O papa emérito Bento XVI celebrará na terça-feira, 16, seus 86 anos em tranquilo retiro na residência papal de Castel Gandolfo, a 25 km de Roma, onde vive recluso desde 28 de fevereiro.

Seu irmão mais velho Georg, último membro vivo da família de Ratzinger, de 88 anos e quase cego, chegou alguns dias da Baviera (sul da Alemanha), onde vive, de acordo com a agência italiana Ansa.

A festa deverá ser simples, mas marcada por mensagens de carinho, a começar pela do papa Francisco.

Para o seu aniversário, o papa emérito não deve aparecer em público. Estará cercado por quatro leigos consagrados italianos "Memores Domini", que já o serviam no apartamento papal, e por seu secretário particular, o arcebispo Georg G¤nswein - muito ocupado com o seu novo cargo como presidente da Casa Pontifícia neste reinado cheio de imprevistos do papa Francisco - e ainda por sua secretária Wansing Birgit.

Um religioso alemão também foi recentemente enviado para Castel Gandolfo pelo Bispo G¤nswein para lidar com a organização da casa do papa emérito.


O pontífice alemão, que sempre se inspirou em monges e retirou-se completamente do mundo, passa os dias entre leituras, orações, música - tem um piano foi restaurado para ele no palácio - e pequenos passeios pelo parque com vista para o belo lago de Albano, em meio a colinas.

O Vaticano negou na semana passada que Joseph Ratzinger, aparentemente muito cansado durante a visita do papa Francisco em 24 de março, tenha uma doença grave, desmentindo os rumores que circularam na imprensa espanhola.

No último vídeo postado pela televisão do Vaticano CTV, Joseph Ratzinger foi filmado caminhando lentamente, apoiado em uma bengala atrás de seu sucessor dez anos mais jovem, que avançava em um passo rápido e enérgico.

Razões
Em meio a inúmeras perguntas, o padre Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé, considerou como óbvias as razões para esta fadiga. "Na sua idade, o papa assumiu um pontificado muito difícil. Ele é um senhor que trabalhou duro", explicou.

De acordo com especialistas em terceira idade, uma mudança de ritmo aos 85 anos - passagem de um ritmo intenso para uma aposentadoria integral - pode ser marcado por uma queda de pressão e uma diminuição das forças.

Bem antes do anúncio de sua renúncia, especulações sobre uma possível doença já circulavam. O padre Lombardi sempre negou tais suposições, reconhecendo apenas que a fadiga havia aumentado em 2012, depois de uma viagem a Cuba e México na primavera.

O papa emérito permanece fiel à sua promessa de não falar publicamente, enquanto seu sucessor Francisco tem repetidamente telefonado para ele.



A mudança para um mosteiro reformado no Vaticano estava prevista para maio, mas pode ser adiada, de acordo com a agência de notícias Ansa.

Fonte: AFP

Comentários