Onde está a realeza de Jesus Cristo?



Hoje, mais do que nunca, as pessoas precisam saber onde está Jesus Cristo, para que possam encontrar-se com Ele e ter suas vidas transformadas.

A história atesta que Jesus Cristo veio ao mundo, mas ainda hoje muitas pessoas não sabem onde está, nem como encontrar-se com o Rei do Universo. Os Magos do Oriente foram a Jerusalém, guiados por uma estrela, e perguntaram: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo” (Mt 2, 2). Eles estavam à procura de um rei e encontram um Menino: “Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram” (Mt 2, 11a). Os Magos não pararam nas aparências, na pobreza e na simplicidade do lugar, mas ajoelharam e adoraram o Menino Deus, o Rei do Universo, que se fez pequeno, manifestando-se ao mundo como uma criança, frágil e indefesa.
Siga Nossa Senhora na Rede Social Google+: +Nossa Senhora 
Depois, os Magos “abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra” (Mt 2, 11b). O ouro é símbolo da nobreza, da realeza, que é oferecido ao Menino Jesus, pois os visitantes reconhecem-no como rei. Mas, olhando para o lugar simples e pobre onde Jesus nasceu, não somos capazes de enxergar aquele Menino como um rei. Pois, a noção que temos de um rei está ligada a grandes palácios, cheios de obras de artes e muitas outras riquezas.
Olhando para a história de Jesus Cristo, conseguimos ver claramente o Jesus profeta, que anuncia a Boa Nova, que não é palavra humana, mas Palavra de Deus. Conseguimos também enxergar o Jesus sacerdote, que oferece sua vida em sacrifício na Cruz. Mas, não conseguimos ter acesso ao Jesus rei. Naquele Menino em Belém, no Jovem em Nazaré e na Sua vida pública, não conseguimos enxergar a realeza de Jesus, pois Ele mesmo nos diz que o Seu Reino não é deste mundo (cf. Jo 18, 36). Por isso, a sua realeza está escondida naquele que se fez Servo, pela salvação de muitos (cf. Mt 20, 28).
O Reino de Jesus Cristo não é deste mundo. Por isso, Ele somente se manifestará como Rei do Universo no Reino dos Céus, mas este se faz presente no mistério da Sua Igreja. A realeza de Jesus não se faz visível somente na beleza de suas basílicas, catedrais, santuários, igrejas, capelas, existentes no mundo inteiro. Não se faz visível somente na celebração dos sacramentos, especialmente na Eucaristia. Mas, a realeza de Cristo se faz presente e visível também e principalmente no coração dos homens que O acolhem com fé. Jesus se faz presente como Rei no coração dos santos e santas, que permitiram que Ele reinasse em suas almas e, por isso, tornaram-se servos como Cristo. Ele se faz presente também em nossos corações, porém, isso não é tão claro para nós quando não O deixamos reinar.
Para mostrar ao mundo a realeza de Jesus Cristo, deixemos que este Deus, que se faz pequeno, reine em nossos corações. Deixemos que Ele seja o Senhor de nossa história, o Senhor de nossas vidas, para que, transformados por Ele, mostremos ao mundo um coração de servo (cf. Mt 20, 26-27), no qual Jesus Cristo é Rei e Senhor. Sigamos o exemplo de Nossa Senhora, que se fez serva do Senhor (cf. Lc 1, 38), para mostrar aos Magos e ao mundo o seu Filho Jesus Cristo. Terminamos nossa reflexão com as palavras finais da homilia do Papa Bento XVI na solenidade da Epifania (manifestação) do Senhor deste ano: “Rezamos a Maria, que mostrou aos Magos o novo Rei do mundo (cf. Mt 2, 11), para que, como Mãe amorosa, mostre Jesus Cristo também a vós e vos ajude a serdes indicadores da estrada que leva a Ele”.
Fonte: Canção Nova