Consagra-te a Nossa Senhora, a Virgem Fiel


São Luís Maria nos ensina o segredo da consagração a Nossa Senhora, a Virgem Fiel.

São Luís Maria Grignion de Montfort, no “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, afirma que Nossa Senhora é a Virgem Fiel. Pela sua fidelidade a Deus, ela repara as perdas causadas pela infidelidade de Eva. Maria obtém de Deus a fidelidade e a perseverança para todos os que se dedicam a ela, por isso, São Boaventura a compara com uma âncora firme: “Nós ligamos as almas à Vossa esperança, como a uma âncora firme” (TVD 174). Esta âncora, que é Maria, nos segura e nos impede de naufragar em meio ao mar agitado deste mundo, onde tantos ser perdem por não se segurarem a ela.

Foi a Virgem Maria que os santos mais se amarraram, e mais amarraram os outros, para perseverar na virtude. Felizes são os cristãos que agora se agarram fiel e inteiramente a Maria, como a uma âncora firme. “As investidas das tempestades deste mundo não os farão soçobrar, nem perder os seus tesouros celestes” (TVD 175). Felizes os que recorrem a Nossa Senhora, como à arca de Noé! “As águas do dilúvio do pecado, que afogam a tantos, não os prejudicarão” (TVD 175). Felizes aqueles que se ligam a Maria, a Virgem Fiel, que nos ama com um “amor não apenas afetivo, mas efetivo e eficaz, porque os impede, por meio de graças abundantes, de recuar na virtude, ou de cair no caminho, perdendo a graça de seu Filho” (TVD 175). São Luís Maria ensina que Nossa Senhora recebe sempre, por pura caridade, tudo o que lhe confiamos. Ela é fiel, por isso, nunca deixará se perder, por negligência, o que nós lhe entregamos. “Seria mais fácil passarem o Céu e a Terra do que Ela ser negligente e infiel para com os que n’Ela confiam” (TVD 176).
O Santo chama os consagrados a Nossa Senhora de pobres filhos de Maria. Segundo ele, a fraqueza destes é extrema, grande é a sua inconstância e bem corrompida a sua natureza. Pois, os filhos de Maria são tirados do mesmo barro corrompido que os filhos de Adão e Eva. Mas, os filhos de Maria não devem desanimar. Ao contrário, São Luís diz: “Consolai-vos e alegrai-vos! Eis que vos ensino este segredo desconhecido da maioria dos cristãos, até mesmo dos mais piedosos” (TVD 177).
O segredo que São Luís Maria nos revela, em primeiro lugar é este: “Não confieis o ouro da vossa caridade, a prata da vossa pureza, as águas das graças celestiais e o vinho dos vossos méritos e virtudes a um saco roto, a um cofre velho e arrombado, a uma vasilha estragada e contaminada como sois vós” (TVD 178). Se confiarmos em nós mesmos, ou seremos roubados pelos ladrões, os demônios, que procuram e espiam noite e dia um descuido nosso para agir (cf. 1 Pd 5, 8), ou estragaremos tudo o que de mais puro Deus nos dá por causa do nosso amor próprio, da confiança em vós mesmos e na nossa própria vontade.
A segunda parte do segredo, ensinado por São Luís Maria, é confiar ao Imaculado Coração de Maria todos os nossos tesouros, graças e virtudes. Pois, “Ela é vaso espiritual, vaso honorífico, vaso insigne de devoção” (TVD 178). Depois que o próprio Deus, Jesus Cristo, entrou neste vaso, com todas as suas perfeições, ele tornou-se vaso espiritual, morada das almas mais espirituais. “Como é feliz aquele que deu tudo a Maria, que se confia e abandona, em tudo e por tudo, em Maria!” (TVD 178).
Maria é a Virgem Fiel, a mais honesta e generosa de todas as criaturas. Ela nunca se deixa vencer em amor e generosidade. Se nos entregamos a Nossa Senhora sem reservas, Ela também se entrega inteiramente a nós, desde que, sem presunção, coloquemos nela toda a nossa confiança e trabalhemos para adquirir as virtudes e vencer as nossas paixões. Confiantes na sua fidelidade, consagremos ao Coração Imaculado da Santíssima Virgem Maria todos os nossos tesouros, virtudes e graças. Ela acolherá nossos tesouros e os entregará a Seu Filho Jesus Cristo numa bandeja de ouro (cf TVD 147). Estes tesouros, embelezados pela méritos e pela fidelidade de Maria, serão motivo de grande alegria para nós no Reino dos Céus.
Fonte: Canção Nova