Significado e simbolismo de Santa Clara


Santa Clara de Assis, filha espiritual de São Francisco de Assis, foi a fundadora das Clarissas. Clara nasceu no ano de 1193, filha de uma família ilustre. A tradição conta que antes de seu nascimento, Deus revelou à sua mãe que ela teria uma brilhante luz, que iluminaria o mundo inteiro. Por isso, sua filha foi batizada com o nome de Clara, que significa luminosa, resplandecente. Vejamos os símbolos de sua imagem.



O ostensório de Santa Clara

O ostensório com o Santíssimo Sacramento na imagem de Santa Clara tem um significado muito especial. Em 1230, os sarracenos (muçulmanos) invadiram o convento de São Damião. Assustadas, as freiras correram até Santa Clara. Ela foi até a porta do convento levando o Santíssimo Sacramento numa custódia (pequeno ostensório), pedindo a ajuda do céu para suas filhas. Então, do cálice saiu uma voz que disse: "Eu as guardarei sempre!" No mesmo instante os invasores fugiram dizendo terem visto uma luz mais forte que a do sol emanando do ostensório. Em 1234, ocorreu outro milagre parecido, que teria impedido que as tropas de novos invasores tomassem a cidade de Assis. Este acontecimento ainda é celebrado pelos habitantes da cidade nos dias de hoje.

O Hábito de Santa Clara

Nesta imagem Santa Clara está representada com o tradicional hábito marrom das monjas Clarissas, e com um véu preto. Este hábito é um sinal de pobreza e desapego das coisas do mundo. O hábito é um símbolo de profunda espiritualidade. Como Francisco de Assis, Clara trocou suas vestes mundanas. O hábito usado pelos religiosos é sinal de consagração a Deus.As Clarissas assim se manifestam sobre o uso do hábito: "Rezemos para que essas vestes sejam testemunho de penitência e pobreza, assim como foi para Francisco, Clara e seus irmãos e irmãs".

O Véu de Santa Clara

O véu preto de Santa Clara de Assis simboliza os votos perpétuos feitos pela religiosa. Simboliza seu despojamento do mundo e sua entrega total a Deus.


As Rosas de Santa Clara

A rosa na imagem de Santa Clara é um símbolo do cristianismo desde o ano 1200. Elas representam a promessa messiânica e o nascimento de Jesus Cristo. As rosas exalam perfume e isto nos lembra que, como cristãos, devemos exalar o perfume do amor e da santidade onde quer que estejamos.

A auréola

A auréola na imagem de Santa Clara representa a sua santidade. A auréola representa a sabedoria e a santidade. No caso e santa Clara, sua santidade foi testemunhada em vida através de seus atos, seu amor para com as irmãs, seus escritos cheios de sabedoria e sua fidelidade a Jesus Cristo e ao Evangelho.

O pano de Santa Clara

O pano de Santa Clara de Assis, que ela sua para segurar o ostensório, na cor azul, representa o céu, o lugar onde Jesus Cristo habita, mesmo estando presente no meio de nós no Santíssimo Sacramento. A cor azul também simboliza a verdade, e mostra, na imagem de Santa Clara, que ela está com a verdade, Jesus Cristo, caminho, verdade e vida.



Oração a Santa Clara de Assis

"Ó maravilhosa clareza e abençoada Clara. Em vida, ela brilhou para alguns, após a morte, ela brilha para todo mundo. Na terra ela era uma luz clara. Agora está no céu como sol brilhante. Ó quão grande a veemência do brilho dessa clareza. Na terra a luz era realmente mantida dentro das paredes da clausura, ainda derramado de seus raios brilhantes; ela foi confinada dentro de uma cela de convento, ainda não se espalhou pelo mundo inteiro. Amém."
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS


Comentários