Corpo incorrupto de Santa Bernadette: o que os médicos forenses viram nas exumações

incorruptibilidade do corpo de Santa Bernadette Soubirous é um dos casos mais assombrosos e estudados pela medicina. 

A grande festa de Lourdes se comemora em 11 de fevereiro e a festa de Santa Bernadette em 18 de fevereiro na França, e em 16 de abril alhures. 

Desde 3 de agosto de 1925, o corpo intacto da Santa se encontra exposto numa urna de cristal na capela do convento de Saint-Gildard, na cidade de Nevers, França. A cidade fica na Borgonha, a 260 km ao sul-suleste de Paris. 


Assim informa uma inscrição ao lado do corpo da Santa na mesma capela: 

“O corpo de Santa Bernadette repousa nesta capela desde 3 de agosto de 1925. 


Ele está intacto e “como se estivesse petrificado” segundo foi reconhecido pelos médicos juramentados e pelas autoridades civis e religiosas por ocasião das exumações de 1909, 1919 e 1925. 

O rosto e as mãos, que escureceram no contato com o ar, foram recobertos com ligeiras camadas de cera, moldadas segundo os modelos recolhidos diretamente. 

A posição inclinada para o lado esquerdo foi assumida pelo corpo no túmulo.” 

Vejamos, entretanto, o que disseram os médicos responsáveis pelas perícias praticadas sobre o corpo da Santa nas diversas ocasiões mencionadas na inscrição. 

Primeira exumação 

Em 22 de setembro de 1909, trinta anos após o velório, seu cadáver foi exumado pela primeira vez e o corpo encontrado intacto. 

Os Drs. Ch. David e A. Jordan, que conduziram esta primeira exumação, escreveram no relatório da perícia: 

“O caixão foi aberto na presença do Bispo e do Prefeito de Nevers, seus principais representantes e diversos religiosos. 

“Não notamos nenhum odor. 

“O corpo estava vestido com o Hábito da Ordem a que pertencia Bernadette. O Hábito estava úmido. 

“Apenas a face, mãos e antebraços estavam descobertos. 

“A cabeça estava inclinada para a esquerda. A face estava lânguida e branca. A pele estava apegada aos músculos e estes apegados aos ossos. 


Santa Bernadette, foto (detalhe acima e conjunto) tirada entre após a última exumação (18 de abril 1925) e antes de ser guardada na urna atual (18 de julho 1925). 

“As cavidades oculares estavam cobertas pelas pálpebras […] 

“Nariz dilatado e enrugado. Boca levemente aberta e se podia ver os dentes no lugar. 

“As mãos, cruzadas sobre o peito, estavam perfeitamente preservadas, bem como suas unhas. As mãos seguravam um terço. Podia se observar as veias no antebraço. 

“Os pés estavam enrugados e as unhas intactas. 

“Quando o Hábito foi removido e o véu levantado de sua cabeça, pode se observar um corpo rígido, pele esticada […] 

“Seu cabelo estava com um corte curto e bem preso à cabeça. As orelhas estavam em perfeito estado de conservação […] 

“O abdome estava esticado, assim como o resto do corpo. Ao ser tocado, tinha um som como de papelão. 

“O joelho direito estava mais largo que o esquerdo. 

“As costelas e músculos se observavam sob a pele […] 

“O corpo estava tão rígido que podia ser virado para um lado e para o outro […] 

“Em testemunho de que temos corretamente escrito esta presente declaração, a qual representa a verdade em sua totalidade. 

Nevers, 22 de setembro de 1909, Drs. Ch. David, A. Jourdan.” Fonte: Wikipedia, em português Font: Catholic Pilgrims, em inglês

Segunda exumação 

Em 1919, dez anos depois da primeira exumação, realizou-se uma segunda exumação do corpo de Santa Bernadette, conduzida desta vez pelos Doutores Talon e Comte, com a presença do Bispo da cidade de Nevers, bem como do Delegado de Polícia e representantes da Prefeitura e da Igreja. 


Santa Bernadette em seu velório, abril 1879, Nevers. 

A situação encontrada foi exatamente a mesma da primeira exumação. 

Eis alguns excertos do relatório final do Dr. Comte, sobre esta segunda perícia: 

“Deste exame, concluo que permanece intacto o corpo da Venerável Bernadette, esqueleto completo, músculos atrofiados, mas bem preservados; apenas a pele, que estava enrugada, pelos efeitos da umidade do caixão.[…] 

“O corpo não estava em putrefação nem decomposição, o que seria esperado como normal, após quarenta anos de seu sepultamento. 


Terceira exumação 

Por fim, a 18 de novembro de 1923, Sua Santidade o Papa Pio XI assinou decreto reconhecendo a heroicidade das virtudes de Bernadette.  a beatificação da Santa, foi efetivada uma terceira exumação em 12 de Junho de 1925. O objetivo era a retirada de “relíquias” de seu corpo. A canonização viria oito anos mais tarde, em 1933. 

Sobre esta última exumação, escreveu o Dr. Comte em seu relatório, em termos forenses que por vezes espantam aos leigos, mas que nos permitem medir com exatidão o grau da incorruptibilidade do corpo da vidente de Lourdes: 


Santa Bernadette em seu velório, abril 1879, Nevers 

A situação encontrada foi exatamente a mesma da primeira exumação. 

Eis alguns excertos do relatório final do Dr. Comte, sobre esta segunda perícia: 

“Deste exame, concluo que permanece intacto o corpo da Venerável Bernadette, esqueleto completo, músculos atrofiados, mas bem preservados; apenas a pele, que estava enrugada, pelos efeitos da umidade do caixão.[…]  

O corpo não estava em putrefação nem decomposição, o que seria esperado como normal, após quarenta anos de seu sepultamento. 


“Eu queria abrir o lado esquerdo do tórax para retirar algumas costelas e então remover o coração, o qual eu tinha certeza que estaria intacto. 

“Porém, como o tronco estava levemente apoiado no braço esquerdo, haveria dificuldade em ter acesso ao coração. 

“Como a Madre Superiora expressou o desejo de que o coração de Santa Bernadette não fosse retirado, bem como também este era o desejo do Bispo, mudei de ideia de abrir o lado esquerdo do tórax e apenas retirei duas costelas do lado direito, que estavam mais acessíveis. 

“O que mais me impressionou durante esta exumação foi o perfeito estado de conservação do esqueleto, tecidos fibrosos, musculatura flexível e firme, ligamentos e pele após quarenta e seis anos de sua morte. 

“Após tanto tempo, qualquer organismo morto tenderia a desintegra-se, a se decompor e adquirir uma consistência calcária. 

“Contudo, ao cortar, eu percebi uma consistência quase normal e macia. 

“Naquele momento, eu fiz esta observação a todos os presentes de que eu não via aquilo como um fenômeno natural.” Fonte: Wikipedia, em português Font: Catholic Pilgrims em inglês.

Naquela época foi confeccionada a urna de cristal que guarda o corpo de Santa Bernadette. 

As freiras cobriram seu rosto e as mãos com uma camada fina de cera. 

A urna se encontra hoje numa bela capela fora da clausura para que possa ser visitada. 

O corpo milagrosamente preservado de Santa Bernadette encoraja os visitantes a imitarem a vida de Santa Bernadette e levarem a sério as mensagens transmitidas pela vidente da Imaculada Conceição. 

Vídeo: Corpo incorrupto de Santa Bernadette



FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário