A consagração e a participação na fé de Maria


A consagração, segundo o método de São Luís, nos faz participar da fé da Virgem Maria.

São Luís Maria Grignion de Montfort ensina, no “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, que o justo e fiel consagrado, escravo de amor, vive da fé em Jesus e Maria (cf. TVD 109). A fé da Virgem Maria é viva. Pela fé, ela acreditou na palavra do Anjo (cf. Lc 1, 35). Maria acreditou fielmente, constantemente. Ela permaneceu fiel até o fim, junto à cruz de Jesus (cf. Jo 19, 25-27), no Calvário (cf. TVD 260). Nossa Senhora é portadora de uma fé que não se abala diante dos sofrimentos e das tribulações.
Pela fidelidade à consagração, Nossa Senhora faz os seus consagrados participarem da sua fé, “que foi a maior que já houve na Terra, maior até que a dos Patriarcas, Profetas, Apóstolos e todos os Santos” (TVD 214). Hoje, ela reina nos Céus, por isso, já não tem essa fé. Na eternidade, a Virgem Maria vê claramente todas as coisas em Deus, pela luz da Sua glória (cf. 1 Cor 13, 8-13). “No entanto, por permissão do Altíssimo, não perdeu a sua fé ao entrar na glória: guardou-a a fim de conservá-la na Igreja militante para os seus mais fiéis servos e servas” (TVD 214).
Nossa Senhora é guardiã da fé, por isso, quanto mais benevolência conseguimos dela, mais pura será a nossa fé em todos nossos atos. Pela Virgem Maria, temos uma fé pura, que nos faz despreocupados com o que é sensível e extraordinário, ou seja, com as coisas materiais e com os acontecimentos desta vida. Ela nos dá uma fé viva e animada pela caridade, que nos leva a fazer tudo movidos somente pelo puro amor de Deus. Por Maria, temos uma fé firme e sólida como um rochedo, que nos fará permanecer constantes e firmes no meio das tempestades e tormentas.
A Virgem Maria dá aos seus consagrados uma fé ativa e penetrante que, como uma chave misteriosa, nos dará entrada em todos os mistérios de Jesus Cristo, nos novíssimos do homem (a morte, o juízo particular, o purgatório, o céu e o inferno), e no coração do próprio Deus. Pela devoção a Nossa Senhora, temos uma fé corajosa, sem hesitações, que nos fará começar e terminar grandes coisas pela causa de Deus e pela salvação das almas.
Pela devoção a Santa Mãe de Deus, somos portadores de uma fé reluzente, que será a nossa tocha luminosa nos caminhos da vida. Esta fé será a nossa vida divina, o nosso tesouro escondido da divina Sabedoria, a nossa arma onipotente. A fé nos servirá “para iluminar os que estão nas trevas e sombras da morte, para abrasar os que são mornos e precisam do ouro ardente da caridade, para dar vida aos que morreram pelo pecado” (TVD 214). Esta fé também nos servirá para tocar e prostrar, com palavras doces e poderosas, os corações mais endurecidos e para resistir ao demônio e a todos os inimigos da salvação.
Assim, os consagrados a Virgem Maria são homens e mulheres de fé, que permanecem de pé junto a cruz de seu Filho Jesus Cristo. Ao nos consagrar a Santíssima Virgem, ela nos comunica a sua fé e nos tornamos portadores de sua fé inabalável. Os devotos de Nossa Senhora não se deixam abalar pelos sofrimentos da vida, pois confiam inteiramente nela e em seu Filho. Por isso, nos consagremos inteiramente, de corpo e alma, a Jesus Cristo pelas mãos de sua Mãe Santíssima. Pela consagração, Maria nos dá uma fé inabalável, que nos sustentará, para que, como ela, sejamos fiéis até o fim. Pelos caminhos da fé, Nossa Senhora noz conduz a Jesus Cristo, à salvação, ao Reino dos Céus.
Fonte: Canção Nova