Católicos fazem tradicional procissão da Via Sacra em Aparecida


Uma multidão madrugou nesta sexta-feira (19), dia em é recordada a paixão e morte de Cristo, para subir o Morro do Cruzeiro na tradicional procissão da 'Via Sacra', em Aparecida (SP). A cidade abriga o Santuário Nacional, maior templo católico do país, e recebe peregrinos do país inteiro. 


Antes do amanhecer, por volta de 4h, os fiéis se concentraram aos pés do morro. Esse fim de semana é considerado o mais importante no calendário da igreja. Aparecida projeta receber 200 mil romeiros até domingo (21), quando é celebrada a Páscoa.


A peregrinação da 'Via Sacra' começou 5h20 e durou quase 2 horas, com término no cume da colina. O morro tem 900 metros de percurso e 83 metros de altura. Uma cruz está cravada no topo e a primeira celebração oficial no local ocorreu em 1948.

Pelo caminho, os cristãos passavam pelas 'estações', que são painéis sacros com representações do calvário de Jesus.

A assistente hospitalar, Celina Feliciano, que mora na Alemanha, estava emocionada por participar da procissão acompanhada da família. Ela contou que, apesar de ter feito visitas ao Brasil nos últimos anos, fazia sete anos que ela não conseguia participar da procissão.

"É muito interessante, estou voltando com muita fé. É uma coisa que não da para descrever, estou muito feliz", disse.

O dia em Aparecida tem programação que conta com período de meditação, celebração do sermão e mais uma procissão no fim do dia. Na Sexta-Feira Santa não são celebradas missas na igreja.

via G1

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários