12 curiosidades sobre a vida de Moisés


2019 é o ano da Jornada Bíblica no Santuário Nacional! Vamos aprofundar nossa vivência na Bíblia na figura de Moisés e na história do povo de Deus. 



Por isso, queremos começar com as 12 curiosidades sobre a vida de Moisés:

1- Quando bebê, Moisés foi achado num cesto dentro de um rio
Para impedir que os hebreus, que eram escravos do Egito, se multiplicassem, um faraó decretou que fosse morto todo recém nascido. Com medo, a mãe de Moisés o colocou num cesto e depositou no Rio Nilo, com esperança de que ele não fosse morto pelos egípcios. Mas ele foi encontrado justamente pela filha do faraó. (Cf. Ex 2, 1-6)




2- Moisés foi adotado

A irmã de Moisés acompanhou o cesto no rio. Quando a filha do faraó o encontrou, ela rapidamente se aproximou e perguntou se gostaria que encontrasse alguém para amamentá-lo. A filha do faraó permitiu. Desta forma, a verdadeira mãe de Moisés o amamentou, mas ele ficou morando no palácio. (Cf. Ex 2, 7-10)



3- Moisés fugiu de casa
Certa vez, Moisés viu um egípcio batendo num escravo hebreu. Ficou cheio de ira e matou o soldado. A notícia se espalhou e o faraó mandou matar Moisés. Por isso, ele fugiu do Egito e foi morar em Madiã. (Cf. Ex 2, 11-15)

4- Ele se apaixonou num poço de água
Chegando em Madiã, à beira do poço, onde era de costume buscar água para dar aos rebanhos, Moisés viu duas mulheres sendo atacadas por pastores. Imediatamente, Moisés se aproximou e expulsou os pastores. Ali ele conheceu Séfora, filha de Jetro que, por gratidão, acolheu Moisés em sua casa. (Cf. Ex 2, 16-22)

5- Ele se tornou pastor de ovelhas
Após casar-se com Séfora, Moisés passou a trabalhar para seu sogro, Jetro, cuidando de seus rebanhos. (Cf. Ex 3,1)

6 – Moisés era gago
Quando Moisés recebeu o chamado de Deus para libertar o povo da escravidão, disse a Deus que não poderia ser ele, afinal tinha problemas na fala. Muitos, por tradição, dizem que o problema era a gagueira. (Cf. Ex 4,10)

7- Ele conversava diretamente com Deus numa montanha
Um dia em que Moisés pastoreava as ovelhas, chegou até o Monte Horeb. Ali, um anjo apareceu no meio de uma sarça ardente. Logo, Deus começou a falar diretamente com Moisés. E isso se repetiu por várias vezes. (Cf. Ex 1-12)

8- Ele abriu o Mar Vermelho
Depois que os hebreus foi embora do Egito, o faraó se arrependeu da libertação de seus escravos e foi, juntamente com 600 carros do seu exército, atrás do povo. Nisso, os hebreus se depararam com o mar. Moisés colocou o cajado na água, o mar se abriu e eles passaram. Enquanto isso, os egípcios os alcançaram e entraram no mar aberto. No entanto, as águas baixaram novamente e não sobrou nenhum soldado. (Cf. Ex 14)

9- Moisés duvidou de Deus 
Quando o povo reclamou de sede no deserto, Deus mandou Moisés bater um vez com a vara na rocha, que dali brotaria água. Moisés desobedeceu a Deus e bateu duas vezes. Logo em seguida, Deus o chama de infiel. (Cf. Nm 20, 8-13)

10 – Moisés destruiu as tábuas dos 10 Mandamentos
Enquanto, na montanha, Deus escrevia nas Tábuas da Lei os 10 mandamentos para Moisés, o povo construiu um bezerro de ouro para adorar, pois estavam perdendo a confiança em Deus. Quando Moisés viu, de tanta ira, ele quebrou as tábuas. (Cf. Ex 32,19)

11- Moisés não entrou na Terra Prometida
Quando Moisés duvidou de Deus (lá na curiosidade 9), ele perdeu o direito de entrar na Terra Prometida. Por isso, ele conduziu o povo até a entrada da terra, passou a missão para Josué e ali faleceu. (Cf. Dt 34, 1-8)

Segunda a tradição judaica, quando na bíblia diz que Moisés morreu “conforme a palavra de Deus”, significa literalmente “na boca do Senhor”. Por isso, se diz que ele morreu “no beijo” de Deus. E, mesmo com todos os seus medos e erros, a Bíblia reforça que “nunca mais surgiu em Israel um profeta igual a Moisés, com o qual Javé conversava face a face”. (Cf. Dt 4, 10)

via A12

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:
EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários