Dez razões pelas quais o Santo Terço é tão poderoso

imagem do Santo Terço

Padre Dwight Longenecker, pároco de Nossa Senhora do Rosário, em Carolina do Sul, nos EUA, escreveu para o jornal National Catholic Register, do grupo EWTN ao qual pertence ACI Digital, sobre dez razões pelas quais a oração do terço é uma das mais "poderosas".


“Os santos dizem. Os papas dizem. O terço é uma arma poderosa contra o mal. Mas, já parou para descobrir por quê?”.

A seguir, as 10 razões que explicam o poder do terço:

1. Porque o terço envolve a vontade

Sobre o primeiro ponto, padre Longenecker explicou: “A vontade humana é poderosa porque é compartilhar o poder de Deus. Dá-nos a vontade de escolher fazer o bem ou fazer o mal, e essa vontade, em si mesma, é uma arma poderosa no âmbito espiritual. É por isso que Satanás visa nos escravizar e incapacitar nossa vontade através de vícios. Quando nossa vontade se une à vontade de Deus através da oração, literalmente aproveitamos a fonte de poder de Deus”.

2. Porque o terço é físico

O padre disse que, quando “usamos os aspectos físicos da oração”, como adotar uma postura intencional ou sacramentais como “velas abençoadas, água benta, incensos e quadros ou imagens sagradas”, então, “estamos usando as ferramentas que possuímos e que Satanás não possui”, o que significa uma vantagem.

Padre Longenecker lembrou que “os anjos, e isso inclui os demônios, são criaturas puramente espirituais. Eles não têm a forma física”.

3. Porque o terço envolve nossas funções linguísticas

O também escritor de livros espirituais recorda que "Satanás não tem os meios da fala física"; em troca, o homem recebeu de Deus "línguas para louvá-lo" e "cordas vocais e ânimo para falar e cantar".

“Por isso, devemos rezar o terço em voz alta, movendo nossos lábios. Isso compromete nosso corpo físico e nosso intelecto, através dos quais podemos produzir fala”, acrescentou.

4. Porque o terço implica nossa imaginação

Padre Longenecker diz que, quando meditamos os mistérios do terço, envolvemos a parte não verbal de nossa mente, que se comunica através de imagens "de uma maneira positiva e purificadora".

“Satanás gosta de cativar nossa imaginação através de imagens pecaminosas. Essas imagens podem ser comunicadas através da Internet, televisão ou qualquer estímulo visual, mas também quer que nossa imaginação permaneça em imagens que são destrutivas. Portanto, nossa imaginação pode ser usada para fantasias luxuriosas, imaginações violentas contra nossos inimigos ou desfrutar de lembranças negativas”.

Meditar os mistérios do terço "limpa nossa imaginação e compromete e usa a imaginação para promover a vontade de Deus em vez do mal".

5. Porque recitar o terço através da linguagem leva à meditação

O sacerdote explica que "nossas mentes geralmente funcionam de maneira linguística: usando a fala e os conceitos da fala para pensar em problemas, pensar no futuro, planejar o que vem depois etc."

Então, quando se reza o terço, a imaginação pode ser "limpa" com "a meditação".

"Ao rezar o terço, esse canal de nossa mente está ocupado e as portas podem se abrir para a imaginação e o que eu chamo de partes ‘sublinguísticas’ do nosso ser", afirmou.

6. Porque com o terço é possível acessar experiências passadas para curá-las

Padre Longenecker comenta que "as emoções verdadeiras são irracionais e inexplicáveis" e, portanto, é "na área emocional da alma onde temos nossas experiências fundamentais".

“No útero materno e nos estágios pré-linguísticos da vida, experimentamos a vida de maneira irracional e emocional. Enquanto rezamos o terço e o canal linguístico está ocupado e o canal imaginativo está ocupado, o Espírito Santo pode acessar as experiências sublinguísticas, profundas e cruas de nossos primeiros dias. Se houver feridas e más lembranças emocionais, a Mãe Maria poderá curá-las”, explicou o presbítero.

7. Porque, com o terço, aplicam-se os mistérios curativos

“Ao rezar o terço, os mistérios sobre o nascimento, o ministério, a paixão e a glória de Cristo se abrem e o Espírito Santo os aplica às nossas próprias necessidades internas. Onde há impurezas, são eliminadas. Onde há más lembranças, são curadas. Onde há feridas, o doutor Jesus e a enfermeira Maria atendem às nossas necessidades”, disse o padre.

8. Porque o terço é a arma ideal para a batalha espiritual

“Satanás odeia o terço. Odeia Maria. Odeia o Evangelho. Odeia Deus. Odeia Cristo, o Senhor. Odeia a oração do Senhor. Odeia a Ave-Maria. Ele odeia você toda vez que reza o terço por tudo que descrevi anteriormente, porque está entrando no território que ele quer reivindicar como dele. Ele quer controlar a sua vontade e você lhe tira isso. Ele quer controlar as suas palavras, mas você lhe tira isso. Ele quer ter controle sobre sua imaginação, mas você lhe tira isso. Ele quer ter controle sobre suas emoções e seus primeiros anos de vida; você lhe tira isso".

9. Porque as mesmas vitórias sobre o mal descritas nos Evangelhos se aplicam à vida real

"Em muitos sentidos, os mistérios do Evangelho dão vida à vitória de Cristo sobre Satanás e, rezando o terço, podemos aplicar essas vitórias contra a obra de Satanás no mundo".

10. Porque o terço é acessível e fácil para todos.

Para o padre Longenecker, é “incrivelmente surpreendente” que Deus, através do terço, gere “uma cura muito profunda na vida individual e no mundo da maneira mais acessível e fácil”.

“Não é necessário realizar longas sessões de psicanálise ou aconselhamento. Em vez disso, homens, mulheres, meninos e meninas comuns podem simplesmente rezar o terço. Todas essas coisas boas acontecem mesmo quando não somos conscientes de que estão ocorrendo estes aspectos profundos de rezar”.

via ACI
FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:

PIX: nossasenhoracuidademim@gmail.com

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários