Conheça a trajetória do missionário católico Fernando Cruz


Fernando Polli da Cruz conhecido no cenário de evangelização como (Fernando Cruz), é filho de Carlos Eduardo da Cruz e de Márcia Sbrissia Polli, casado com Micheli Camile Baldo da Cruz é pai de uma neném linda que se chama Cecília Baldo Polli da Cruz. 


O missionário é filho único, nascido no município de Bocaiuva do Sul/PR, uma cidadezinha com um pouco mais de 10 mil habitantes. Embora tenha nascido em uma cidade pequena ele conta que destaca a importância da busca pela evolução "sempre sonhei com grandes coisas, grandes projetos". Atualmente mora na região metropolitana de Curitiba/PR, em Campina Grande do Sul/PR.



Sobre sua trajetória ele conta "Sempre tive o sonho de trabalhar com música, viver da música. Desde muito cedo aprendi com meu pai a cantar e a tocar violão, com o passar do tempo fui sendo guitarrista de ministérios e fui iniciando a minha caminhada na música e no cristianismo sendo guitarrista. Aos 15 anos escrevi a minha primeira música e passei a ter um desejo muito grande de estar na frente e cantar aquilo que o Senhor ministrava ao meu coração. Sempre fui muito tímido mas parecia que quando pegava o microfone, para cantar sobre o amor de Deus, a timidez dava lugar a uma certeza imensa de que o Senhor poderia me usar. Assim também aconteceu com as pregações, pois sempre onde vou levo uma mensagem inspirada pelo Espírito Santo. E tudo foi fluindo.", conta.


Ao ser sanado sobre sua atuação ele menciona "entendo hoje que, como seres humanos, desempenhamos vários papéis na sociedade, eu tenho vários: meu papel de missionário, meu papel de filho, esposo, pai, profissional, cristão, entre outros, e para todos eles a minhas maiores inspirações são os meus pais. Mesmo vivendo de uma maneira muito simples, eles sempre deram o melhor deles em tudo e fazem isto até hoje. Mario Sergio Cortela tem um pensamento muito interessante que nos diz que a vida é como um carro, onde o para-brisa é o nosso alvo e o retrovisor é o nosso passado, a nossa referência, sendo assim, sempre que procuro uma referência para qualquer um dos papéis que desempenho hoje, eu olho para os meus pais e todas as situações passadas que vivemos juntos.", detalha.

Fernando ainda completa "é muito clichê, acredito eu, para qualquer missionário dizer que seu espelho é a vida de Jesus, mas de fato, desde que iniciei a minha missão, há 3 anos atrás, não tem um dia que eu não olhe para as atitudes de Jesus, ali nos seus 3 anos ministeriais, e não tente ser o máximo possível parecido. Provérbios 27:19: “Assim como a água reflete o rosto, o coração reflete quem nós somos” e eu quero refletir Jesus."

Começou a tocar violão com 4 anos de idade, ele narra que era um violão muito grande para ele, "me lembro que eu tocava com o violão deitado no meu colo, na minha infância não tínhamos boas condições financeiras então não conseguíamos comprar um violão menor, mas com o que eu tinha eu era grato e dei o meu melhor para aprender. Aos 06 anos de idade eu começo a me interessar pelo canto, nunca fiz aula, principalmente por questões financeiras, tudo que aprendi até hoje foi pelo dom que o Senhor me concedeu e pesquisando em revistas, vídeo-aulas, etc. Aos 07 anos já tocava na missa (porém eles deixavam meu violão desligado porquê eu era muito ruim)" conta Fernando aos risos. Dando continuidade "aos 15 anos comecei a compor algumas letras e aos 16 anos formei meu primeiro ministério que durou apenas um ano e meio, confesso que o ministério acabou por falta de maturidade da minha parte de carregar uma missão. Aos 18 anos, afastado da igreja, toquei em barzinhos e casas noturnas até os 20 anos, foi um período complexo, porém aprendi muitas coisas principalmente musicalmente, me desenvolvi muito. Neste tempo desenvolvi um vício em bebidas alcoólicas, bebia todos os dias. Até que em uma manhã de sábado eu acordei com uma vontade enorme de voltar para os grupos de jovens/oração, logo levantei, tomei um café, peguei o violão e ali na sala com a minha esposa começamos a louvar a Deus cantando e sentimos algo tão forte que decidi abandonar a música na noite e tentar voltar a buscar intimidade com Deus. Ingressamos em uma comunidade católica de modo aliança e vivenciei um deserto espiritual de muita oração durante 3 anos, nestes anos escrevi mais de 50 canções, e agora aos 24 dei início verdadeiramente a uma grande jornada de oração e evangelização." 

Exemplifica.


Sabemos que ao longo de nossa jornada todos nós carregamos sonhos, e vivenciamos momentos especiais para Fernando isso não é diferente "considero como o momento mais marcante para mim não os meus dias atuais, mas quando eu tinha por volta de 09 anos de idade. Quando eu era criança eu tinha uma imunidade muito baixa e ficava doente com muita facilidade. Tive anemia por 5 vezes. Lembro que meus pais me levaram até o laboratório para fazer ume exame completo de sangue pois estava muito fraco, quando o resultado chegou: AQUELEEEE SUSTOOO IMENSOOOOO!!!!. O resultado indicava Leucemia por conta de muitas anemias seguidas. A memória que eu tenho deste dia é da minha mãe caindo de joelhos no chão, chorando por não acreditar/aceitar aquele resultado. De uma maneira que até hoje eu não consigo explicar, naquele momento, mesmo sendo criança, eu me senti muito forte e confiante, e na inocência de uma criança a minha primeira reação foi ir para o meu quarto e escrever uma cartinha para Deus. Nesta cartinha eu escrevi muitas coisas a Ele, mas o meu maior pedido foi: “Deus, me deixa viver mais tempo porque eu quero levar a tua palavra a muitos lugares quando eu crescer”. Inexplicavelmente, quando fomos realizar mais uma vez o exame para confirmar o diagnóstico, eu não tinha mais nada e desde então nunca mais fiquei muito doente para honra e glória do Senhor.", relembra.

Quanto a metas ele detalha "o meu maior objetivo hoje é poder viver somente da missão, viver exclusivamente evangelizando, gastando meu tempo e a minha vida na missão. Sinto que estou conseguindo a cada dia mais. Além de ter por objetivo maior, fazer com que as pessoas sintam o coração queimar, assim como eu sinto todas as vezes que penso nEle. A minha maior qualidade é ser alguém bastante flexível e dinâmico, isto me permite evangelizar em vários lugares e para vários públicos. Consigo me adaptar bem e adaptar a minha mensagem.".


Ele detalha que antes de ser missionário, mantinha uma rotina diária com afazeres ao longo da semana, e que aos poucos foi moldando tudo isso "Em 2022 me formo em Psicologia. Antes de sair para a missão eu era empresário, atuava com consultoria em processos organizacionais em Gestão de Recursos Humanos. Iniciei com a empresa aos 19 anos e fiquei até alguns meses atrás, até sentir realmente o chamado de Deus para viver da missão. Quando deixei a empresa nós estávamos faturando um pouco mais de 80 mil mês, mas ao ouvir o chamado, deixei tudo para trás. Não tem dinheiro no mundo que compre o que eu sinto quando estou com um microfone nas mãos evangelizando."

A busca pelo crescimento pessoal e profissional deve ser intensa, para que a evolução de fato tenha seu êxito, Fernando conta que sempre levou e leva em consideração os conselhos das pessoas. Ainda evidencia a importância da psicologia especialmente pelo fato de tê-lo feito ver as coisas sempre de vários pontos de vista, sempre procurando sempre ouvir os conselhos, sugestões e avaliar tudo.

Ele detalha ainda importância da união entre pessoas com o mesmo propósito "para mim o trabalho em equipe é muito enriquecedor, agora no primeiro projeto que estive lançando intitulado como “EM ALTO MAR” pude experimentar mais do trabalho em equipe dentro da minha missão. Uma experiência muito gratificante onde pude partilhar com toda a equipe as minhas ideias e também acolher a ideia dos produtores. Fiquei muito feliz com o resultado deste trabalho que em breve estará disponível 100% em todas as plataformas." ressalta.


Sobre sua rotina ele expressa "meu dia-a-dia é sempre muito corrido. Com a graça de Deus atualmente fui convidado a fazer parte do time da obra Evangelizar é Preciso, e lá temos uma agenda bastante ampla. Recebo semanalmente minhas missões da semana, que envolve os períodos da manhã, tarde e noite. Divido meu tempo também com a minha família em casa, mesmo com a correria tento ser o melhor pai e marido que eu consigo ser. Tenho me esforçado bastante, dado o meu melhor em casa, pois a minha família é o meu primeiro ministério. Tenho minhas rotinas de meditação diária do santo terço e também de leituras orantes da bíblia para aprofundamento espiritual. Além disso tenho também as minhas missões particulares que ainda estão concentradas em Curitiba e região metropolitana. O foco da missão hoje é expandir o trabalho até o fim do ano para todo o estado do Paraná.".


O apoio familiar em todas as hipóteses é maior alicerce que existe para que projetos saiam do papel, no caso de Fernando isso também sempre foi presente "minha família sempre me incentivou e me incentiva até hoje. Eles são muito importantes para a minha missão, especialmente a minha filha, Cecília. Tudo que eu faço hoje, todas as lutas e bandeiras que eu tenho levantado hoje são para que ela tenha uma vida melhor em uma sociedade melhor e mais cheia de Deus.", conta.


Vale a pena ler: "Qual a importância de Deus na minha vida? Estava refletindo sobre isso. Cheguei a várias conclusões, mas quero dizer algo simples. Eu penso em Deus de manhã, a tarde e a noite. Ele é o centro da minha vida. Sem ele eu não tenho motivos para ser alguém melhor."

O começo nem sempre será fácil, mas desistir não está no vocabulário de um cristão e na de Fernando muito menos "a minha trajetória como missionário ainda é muito pequena, mas eu sou uma pessoa muito intensa, em tudo que eu faço eu coloco muita energia e intensidade. A minha missão ainda é muito nova, mas eu posso dizer sem dúvidas que já é muito profunda. Encaro tudo com muita responsabilidade e oração. Me preparei em oração durante 3 anos para estar aqui. O Senhor foi conduzindo tudo no tempo certo. Todos os dias o Senhor me revela confirmações de que estou no caminho e na hora certa."

Sou um missionário muito focado. Um missionário que tem uma mensagem muito linda para se levar a diante, porém sempre estou aberto a novos aprendizados e novas experiências em Deus. Gosto muito de conciliar com a leitura da bíblia, livros religiosos, palestras, pregações, vivências, etc... Todas as pessoas sabem que Deus as ama, podem não acreditar, como muitas não acreditam, mas todas sabem disso! E aí? O que vem depois? É somente acreditar que Ele nos ama? Não! Tem muito mais além disso. É muito mais do que acreditar e saber. A minha principal mensagem é propor, como o salmista propunha no Salmo 33: “PROVAI e vede”. A minha missão faz com que as pessoas possam provar um pouco desse amor com gosto de bondade e esperança que só o Senhor tem para nos oferecer.", evidencia.


Sobre suas formas de pensar quanto a ensaios e desafios ele fala "Os ensaios são momentos oracionais de verdade. Encaramos tudo como sendo mais uma oportunidade de estar ali com Deus celebrando a intimidade entro nós. Já o maior desafio que eu tenho hoje é expandir esta missão para mais lugares. Levar a missão mais além. Posso dizer que tenho conseguido, mas cada dia é uma luta diferente."

Para completar ele faz uma belíssima reflexão e explana em detalhes sobre sua Missão: Intitulada EM ALTO MAR:

"A maior revolução foi justamente a revolução! Acredito que o maior milagre que o Senhor pode fazer nas nossas vidas é a transformação de vida. Transformação de prioridades. Transformação de pensamentos.

A importância da minha missão é continuar dizendo que, apesar de qualquer coisa, Ele continua sendo Deus maravilhoso. Se hoje, depois de 2022 anos do nascimento de Cristo, nós o conhecemos, foi porque missionários, evangelistas, assim como eu, não desistiram de dizer e testemunhar “Nós vimos!”, “Nós acreditamos!”, Nós vimos!”. A minha importância hoje é continuar dizendo “Nós vimos!”

Foco e Desempenho: TOTAAAAAL!!!!! Eu respiro esta missão. Tento evangelizar até com o jeito que eu ando!! O Desempenho acredito que esteja indo muito bem também, são vários testemunhos que chegam pelas redes sociais e até mesmo presencialmente depois de alguma missão.


O projeto EM ALTO MAR nasceu em uma tentativa de levar as pessoas a um lugar de mais profundidade com Deus. A bíblia nos traz uma ideia de que o Senhor tem muitas coisas para revelar ao nosso coração, porém ele precisa que estejamos EM ALTO MAR, para que possamos compreender o que Ele quer de nós. Se estivermos no raso não entenderemos, consequentemente não viveremos aquilo que o Senhor tem para nós, as maravilhas que ele tem. O projeto iniciou-se pequeno e na metade ficou muito grande, maior do que eu imaginava. Tivemos que aumentar o número de pessoas na equipe, aumentou também o número de participantes na gravação, aumentaram as intercessões e com tudo conseguimos gravar as três músicas autorais que compõem este projeto de profundidade na relação com Deus. Tivemos o lançamento da primeira música do projeto chamada “Espírito Santo” em 20/12/2021 e foi muito bem aceita pelo público, consegui atingir e captar novas pessoas e ouvintes da missão. A ideia depois de tudo pronto e tudo lançado nas mídias digitais é fazer com que este trabalho chegue o mais longe possível e alcance muitas almas.", elucida.


Ele ainda solta um spoiler: "Uma notícia muito nova que ainda não comuniquei ninguém é de que teremos o EM ALTO MAR 2! O que esperar desta segunda onda do projeto? Ainda mais intimidade e grandeza."

Para concluir ele completa "queria manifestar aqui a minha gratidão a tantos amigos que tem me ajudado e orado por mim, pela minha família e pela minha missão. Devido a correria eu não consigo diariamente falar com todos para que realmente sintam esta gratidão. Mas eu me sentiria muito mal em terminar todo este texto e não dizer que só estou conseguindo chegar a estes lugares por conta de muitas pessoas que tem me ajudado e acreditado neste trabalho. À todos o meu mais que sincero muito obrigado".

via Advaldo Filho
FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários