Novena a Nossa Senhora do Divino Pranto

Em 1924 Nossa Senhora apareceu à Irmã Elizabetta Redaelli, religiosa Marcelina que estava gravemente enferma. Com o Menino Jesus chorando no seu colo, Nossa Senhora disse em sua primeira mensagem: “Reza, confia, espera”. “O Menino chora porque não é bastante amado, procurado e desejado também pelas pessoas que lhe são consagradas”. E devolvendo a saúde à Irmã Elizabetta, desapareceu.

Virgem do Divino Pranto, que quiseste manifestar-nos tua materna solicitude com um sinal miraculoso, deixando-nos o dom precioso de tua mensagem de luz para nossas almas, queremos meditá-la com humilde coração e dela tirar um válido incentivo para nossa caminhada espiritual.
Ajuda-nos a entender o profundo sentido desta mensagem, para vivê-la generosamente.
Obrigado, ó Mãe!
Assim seja.

Primeiro dia – “Reza”
Virgem do Divino Pranto, tu nos convidas a rezar com a oração do coração, aquela que nasce da nossa pobreza.
Frequentemente nós rezamos para pedir ajuda e graças, tomados como somos pelas preocupações cotidianas.
Mas, quanto tempo dedicamos à oração de agradecimento, de louvor, de amorosa contemplação do mistério do teu Jesus?
Há um caminho de oração a seguir para elevar-nos ao ponto de dar glória à Trindade Santa, um caminho que alarga os horizontes da nossa súplica até atingir todos os nossos irmãos e o mundo inteiro.
Ajuda-nos, ó Mãe, a nos tornarmos almas capazes de contínua oração.
Ave-Maria…
Oração final

Segundo dia – “Confia”
Virgem do Divino Pranto, tua palavra dilata nosso coração.
Somos sempre tentados a voltar-nos sobre nós mesmos, sobre os temores com o amanhã, sobre provações que nos amedrontam.
Do nosso coração fechado na tristeza, sobe com fadiga o grito confiante do abandono em Deus, Pai providente, fielmente presente na nossa vida de cada dia.
Entretanto, a confiança é um caminho aberto à graça, é um bater ao coração de Deus com a certeza de que Ele nos responderá com amor.
Mãe, ensina-nos a abrir-nos, na fé, com paz, com alegria filial ao plano de Providência que Deus dispõe para cada um de nós.
Ave-Maria…
Oração final

Terceiro dia – “Espera”
Hoje, ó Virgem do Divino Pranto, abre-nos os olhos da alma e o coração à esperança.
Exorta-nos a olhar para o alto, quando as provações da vida se multiplicam e se prolongam, induzindo-nos ao desencorajamento, à desconfiança.
Repete-nos, no íntimo, que há um caminho de amor para cada alma, que onde há uma presença particular de Deus, há um dom de graça para crescermos mais fortes e mais generosos.
Dá-nos, ó Mãe, uma grande abertura de coração à esperança, principalmente nas horas mais escuras e solitárias.
Ave-Maria…
Oração final

Quarto dia – “Jesus chora”
Jesus chora! Ó Virgem do Divino Pranto! E nós, com nossa imperdoável indiferença, não nos entristecemos.
Suas lágrimas são lágrimas de amor apaixonado. As nossas, ao contrário, muitas vezes são lágrimas estéreis, porque nascem do nosso orgulho ofendido, de nossa sensibilidade ferida, de um ressentimento carente de generosidade.
É verdade, existem lágrimas abençoadas: aquelas vertidas pela perda de uma pessoa querida, pelo abandono imerecido de quem nos amava, aquelas que transbordam do coração no arrependimento sincero, pelo perdão recebido.
Porém, mais santas são as lágrimas derramadas na amorosa contemplação de Jesus apaixonado e traído em seu dom de amor.
Lágrimas vertidas sobre o sofrimento do outro, sobre as agruras humanas.
Ó Mãe, obtém-nos a conversão do coração e abre-o ao mistério santificante da dor.
Ave-Maria…
Oração final

Quinto dia – “…porque não é bastante AMADO”
Somos sedentos de amor; queremos amar e ser amados.
Mas, onde é que nosso coração atinge o amor? Muitas vezes, no nosso egoísmo, que alimenta simpatias e antipatias, laços afetivos que não são abençoados.
É verdade que existe o amor puro, aquele da família bem constituída, da amizade desinteressada, contanto que tenham em si o selo da fidelidade transparente.
Mas nós, quando pensamos seriamente que Deus é Amor? Que nos envolve constantemente de ternura? Amor que tem um projeto para cada um de nós, um projeto de santidade, de felicidade eterna?
Não conhecemos Jesus suficientemente, o Jesus que apareceu na terra como o Amor que passa beneficiando a todos, embasando seu amor no sacrifício até a morte sobre a cruz, por nós.
Jesus chora porque é o Amor não correspondido.
Ó Mãe, que este mistério de Amor e de dor ilumine as nossas almas.
Ave Maria…
Oração final




Sexto dia – “…porque não é bastante PROCURADO”
Somos sedentos na busca da felicidade, mas procuramo-la, frequentemente, nas vãs promessas do mundo que nos desiludem amargamente.
Procuramos a felicidade, com os olhos fechados, nas criaturas que passam e que, muitas vezes, traem nossa expectativa.
Se descobríssemos, na meditação amorosa, que Deus é alegria inefável, naquela alegria que transita na Santíssima Trindade, alegria que se comunica aos humildes, aos puros de coração, aos mansos, aos misericordiosos, acreditaríamos mais na consolação que os Santos encontram em Deus, alegria sem fim.
Virgem do Divino Pranto, torna-nos “procuradores” de felicidade em Jesus, sua mais pura nascente.
Ave-Maria…
Oração final

Sétimo dia – “…porque não é bastante DESEJADO”
Virgem do Divino Pranto, os desejos são forte estímulo na nossa vida.
Desejamos ter: saúde, estima, sucesso, bem-estar, segurança.
Permanecemos, assim, no plano do ter e não do ser, insto é, no plano da busca daqueles valores espirituais que Jesus nos propõe.
Jesus deseja que, em união com Ele, vivamos uma vida mais profunda, mais rica de interioridade, sua própria Vida de Graça que nos faz crescer, como ramos ligados à videira, no Espírito. Esta vida é alimentada especialmente na Eucaristia e na caridade autêntica, que nos vivificam e nos transformam.
Ó Mãe, ajuda-nos a viver esta misteriosa realidade que “jorra” até a Vida Eterna.
Ave-Maria…
Oração final

Oitavo dia – “…também pelas pessoas que lhe são consagradas”
Virgem do Divino Pranto, tua mensagem conclama também as pessoas consagradas que vivem com pouco fervor sua vocação à radicalidade do amor.
Não julgamos nossos irmãos e nossas irmãs, não nos admiramos de suas fraquezas.
Antes, queremos empenhar-nos em rezar por eles, na verdadeira caridade que tudo cobre e compreende.
Virgem do Divino Pranto, ajuda-nos a suplicar ao Pai para que Jesus seja tudo para os consagrados e que seu apostolado seja verdadeiramente santo.
Ave Maria…
Oração final

Nono dia – “…tu deves dizer isto!”
Virgem do Divino Pranto, desse modo confiaste à vidente Irmã Elisabetta, com doce pressão, uma missão muito empenhativa: suscitar nas almas de boa vontade a sede de reparação.
Reparar quer dizer, reacender o amor a Jesus onde está quase apagado.
Quer dizer, empenhar-se a viver radicalmente a vida cristã unida a Jesus, guardando o dom da Graça a qualquer custo, alimentando-a com a oração assídua e com a frequência aos Sacramentos.
Quer dizer, meditar diariamente o Evangelho para conhecer mais a fundo o amor de Jesus, Sua sede infinita de santificação e de salvação para nós.
Quer dizer, viver o projeto do Pai sobre cada um de nós, fidelíssimos às obrigações do vosso estado.
Quer dizer, realizar toda a vontade do Pai, inclusive nas provas mais duras, como Jesus no Getsêmani, por amor.
Quer dizer, gastar-se no exercício da caridade fraterna, com dedicação generosa, para cooperar na salvação do mundo.
Torna-nos, ó Mãe, almas de reparação.
Ave Maria…
Oração final

Oração final para todos os dias
Virgem do Divino Pranto, nós te agradecemos, porque maternalmente iluminaste as nossas almas.
Compreendemos a verdade da tua mensagem sofrida: nós não amamos bastante Jesus. Egoísmo e frieza são a causa de suas lágrimas.
Perdoa-nos, Mãe!
Retomamos o seguimento de Jesus com humilde vontade de amar, com corajosa confiança.
Queremos, sinceramente, observar Sua Palavra, empenhativa mas libertadora: “se alguém quer vir após mim, deixe de pensar em si mesmo, toma sua Cruz cada dia e me siga”.
O propósito é difícil, mas tu, ó Mãe, ajuda-nos a torna-lo realidade reparadora.
Assim, consolaremos o pranto de Jesus e aquele silencioso pranto do teu coração; assim, glorificaremos com uma vida generosa a Trindade Santa que, em Jesus, nos deu tudo.
Amém. Assim seja.

Conteúdo original em: http://totusmariae.org/novenas/nossa-senhora-do-divino-pranto/ Em 1924 Nossa Senhora apareceu à Irmã Elizabetta Redaelli, religiosa Marcelina que estava gravemente enferma. Com o Menino Jesus chorando no seu colo, Nossa Senhora disse em sua primeira mensagem: “Reza, confia, espera”. “O Menino chora porque não é bastante amado, procurado e desejado também pelas pessoas que lhe são consagradas”. E devolvendo a saúde à Irmã Elizabetta, desapareceu.


Em 1924 Nossa Senhora apareceu à Irmã Elizabetta Redaelli, religiosa Marcelina que estava gravemente enferma. Com o Menino Jesus chorando no seu colo, Nossa Senhora disse em sua primeira mensagem: “Reza, confia, espera”. “O Menino chora porque não é bastante amado, procurado e desejado também pelas pessoas que lhe são consagradas”. E devolvendo a saúde à Irmã Elizabetta, desapareceu.



Virgem do Divino Pranto, que quiseste manifestar-nos tua materna solicitude com um sinal miraculoso, deixando-nos o dom precioso de tua mensagem de luz para nossas almas, queremos meditá-la com humilde coração e dela tirar um válido incentivo para nossa caminhada espiritual.

Ajuda-nos a entender o profundo sentido desta mensagem, para vivê-la generosamente.
Obrigado, ó Mãe!

Assim seja.

Oração final para todos os dias

Virgem do Divino Pranto, nós te agradecemos, porque maternalmente iluminaste as nossas almas.  Compreendemos a verdade da tua mensagem sofrida: nós não amamos bastante Jesus. Egoísmo e frieza são a causa de suas lágrimas. Perdoa-nos, Mãe! Retomamos o seguimento de Jesus com humilde vontade de amar, com corajosa confiança. Queremos, sinceramente, observar Sua Palavra, empenhativa mas libertadora: “se alguém quer vir após mim, deixe de pensar em si mesmo, toma sua Cruz cada dia e me siga”. O propósito é difícil, mas tu, ó Mãe, ajuda-nos a torna-lo realidade reparadora. Assim, consolaremos o pranto de Jesus e aquele silencioso pranto do teu coração; assim, glorificaremos com uma vida generosa a Trindade Santa que, em Jesus, nos deu tudo. Amém. Assim seja.

Primeiro dia – “Reza”

Virgem do Divino Pranto, tu nos convidas a rezar com a oração do coração, aquela que nasce da nossa pobreza. Frequentemente nós rezamos para pedir ajuda e graças, tomados como somos pelas preocupações cotidianas. Mas, quanto tempo dedicamos à oração de agradecimento, de louvor, de amorosa contemplação do mistério do teu Jesus? Há um caminho de oração a seguir para elevar-nos ao ponto de dar glória à Trindade Santa, um caminho que alarga os horizontes da nossa súplica até atingir todos os nossos irmãos e o mundo inteiro. Ajuda-nos, ó Mãe, a nos tornarmos almas capazes de contínua oração.

Ave-Maria…

Oração final

Segundo dia – “Confia”

Virgem do Divino Pranto, tua palavra dilata nosso coração. Somos sempre tentados a voltar-nos sobre nós mesmos, sobre os temores com o amanhã, sobre provações que nos amedrontam. Do nosso coração fechado na tristeza, sobe com fadiga o grito confiante do abandono em Deus, Pai providente, fielmente presente na nossa vida de cada dia. Entretanto, a confiança é um caminho aberto à graça, é um bater ao coração de Deus com a certeza de que Ele nos responderá com amor. Mãe, ensina-nos a abrir-nos, na fé, com paz, com alegria filial ao plano de Providência que Deus dispõe para cada um de nós.

Ave-Maria…

Oração final

Terceiro dia – “Espera”

Hoje, ó Virgem do Divino Pranto, abre-nos os olhos da alma e o coração à esperança. Exorta-nos a olhar para o alto, quando as provações da vida se multiplicam e se prolongam, induzindo-nos ao desencorajamento, à desconfiança. Repete-nos, no íntimo, que há um caminho de amor para cada alma, que onde há uma presença particular de Deus, há um dom de graça para crescermos mais fortes e mais generosos. Dá-nos, ó Mãe, uma grande abertura de coração à esperança, principalmente nas horas mais escuras e solitárias.

Ave-Maria…

Oração final




Quarto dia – “Jesus chora”

Jesus chora! Ó Virgem do Divino Pranto! E nós, com nossa imperdoável indiferença, não nos entristecemos. Suas lágrimas são lágrimas de amor apaixonado. As nossas, ao contrário, muitas vezes são lágrimas estéreis, porque nascem do nosso orgulho ofendido, de nossa sensibilidade ferida, de um ressentimento carente de generosidade. É verdade, existem lágrimas abençoadas: aquelas vertidas pela perda de uma pessoa querida, pelo abandono imerecido de quem nos amava, aquelas que transbordam do coração no arrependimento sincero, pelo perdão recebido. Porém, mais santas são as lágrimas derramadas na amorosa contemplação de Jesus apaixonado e traído em seu dom de amor. Lágrimas vertidas sobre o sofrimento do outro, sobre as agruras humanas.Ó Mãe, obtém-nos a conversão do coração e abre-o ao mistério santificante da dor.

Ave-Maria…

Oração final

Quinto dia – “…porque não é bastante AMADO”

Somos sedentos de amor; queremos amar e ser amados. Mas, onde é que nosso coração atinge o amor? Muitas vezes, no nosso egoísmo, que alimenta simpatias e antipatias, laços afetivos que não são abençoados. É verdade que existe o amor puro, aquele da família bem constituída, da amizade desinteressada, contanto que tenham em si o selo da fidelidade transparente. Mas nós, quando pensamos seriamente que Deus é Amor? Que nos envolve constantemente de ternura? Amor que tem um projeto para cada um de nós, um projeto de santidade, de felicidade eterna? Não conhecemos Jesus suficientemente, o Jesus que apareceu na terra como o Amor que passa beneficiando a todos, embasando seu amor no sacrifício até a morte sobre a cruz, por nós. Jesus chora porque é o Amor não correspondido. Ó Mãe, que este mistério de Amor e de dor ilumine as nossas almas.

Ave Maria…

Oração final

Sexto dia – “…porque não é bastante PROCURADO”

Somos sedentos na busca da felicidade, mas procuramo-la, frequentemente, nas vãs promessas do mundo que nos desiludem amargamente. Procuramos a felicidade, com os olhos fechados, nas criaturas que passam e que, muitas vezes, traem nossa expectativa. Se descobríssemos, na meditação amorosa, que Deus é alegria inefável, naquela alegria que transita na Santíssima Trindade, alegria que se comunica aos humildes, aos puros de coração, aos mansos, aos misericordiosos, acreditaríamos mais na consolação que os Santos encontram em Deus, alegria sem fim. Virgem do Divino Pranto, torna-nos “procuradores” de felicidade em Jesus, sua mais pura nascente.

Ave-Maria…

Oração final

Sétimo dia – “…porque não é bastante DESEJADO”

Virgem do Divino Pranto, os desejos são forte estímulo na nossa vida. Desejamos ter: saúde, estima, sucesso, bem-estar, segurança. Permanecemos, assim, no plano do ter e não do ser, insto é, no plano da busca daqueles valores espirituais que Jesus nos propõe. Jesus deseja que, em união com Ele, vivamos uma vida mais profunda, mais rica de interioridade, sua própria Vida de Graça que nos faz crescer, como ramos ligados à videira, no Espírito. Esta vida é alimentada especialmente na Eucaristia e na caridade autêntica, que nos vivificam e nos transformam. Ó Mãe, ajuda-nos a viver esta misteriosa realidade que “jorra” até a Vida Eterna.

Ave-Maria…

Oração final

Oitavo dia – “…também pelas pessoas que lhe são consagradas”

Virgem do Divino Pranto, tua mensagem conclama também as pessoas consagradas que vivem com pouco fervor sua vocação à radicalidade do amor. Não julgamos nossos irmãos e nossas irmãs, não nos admiramos de suas fraquezas. Antes, queremos empenhar-nos em rezar por eles, na verdadeira caridade que tudo cobre e compreende. Virgem do Divino Pranto, ajuda-nos a suplicar ao Pai para que Jesus seja tudo para os consagrados e que seu apostolado seja verdadeiramente santo.

Ave Maria…

Oração final

Nono dia – “…tu deves dizer isto!”

Virgem do Divino Pranto, desse modo confiaste à vidente Irmã Elisabetta, com doce pressão, uma missão muito empenhativa: suscitar nas almas de boa vontade a sede de reparação. Reparar quer dizer, reacender o amor a Jesus onde está quase apagado. Quer dizer, empenhar-se a viver radicalmente a vida cristã unida a Jesus, guardando o dom da Graça a qualquer custo, alimentando-a com a oração assídua e com a frequência aos Sacramentos. Quer dizer, meditar diariamente o Evangelho para conhecer mais a fundo o amor de Jesus, Sua sede infinita de santificação e de salvação para nós. Quer dizer, viver o projeto do Pai sobre cada um de nós, fidelíssimos às obrigações do vosso estado. Quer dizer, realizar toda a vontade do Pai, inclusive nas provas mais duras, como Jesus no Getsêmani, por amor. Quer dizer, gastar-se no exercício da caridade fraterna, com dedicação generosa, para cooperar na salvação do mundo. Torna-nos, ó Mãe, almas de reparação.

Ave Maria…

Oração final

Via Canção Nova
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS


Comentários