Mulher nasce sem o útero, mas ‘milagre’ acontece quando ela consegue dar à luz


Uma mulher, que nasceu sem o útero, foi capaz de conceber. Incrível, não é mesmo? Tudo isso graças ao transplante de útero que ela recebeu de uma enfermeira viva, em 2016. O bebê veio ao mundo no mês passado, de acordo com o Baylor University Medical Center, em Dallas, nos EUA. É a primeira vez que uma mãe que recebeu o transplante desse órgão deu à luz no país.



Casos como esse tinham acontecido na Suécia até então. “Foi um nascimento muito emocionante. Eu já vi muitos partos e entreguei muitos bebês, mas esse foi um muito especial.”, segundo Liza Johannesson, uma das cirurgiãs que participaram do procedimento, ao The New York Times. Ela ainda citou que todos ficaram emocionados. Esse hospital tem um programa de transplantes de útero e até hoje, 10 já foram realizados.



Esse tipo de cirurgia é delicada e envolve muito cuidado dos profissionais envolvidos. A operação costuma demorar cerca de 10 horas: 5 para retirar o órgão da doadora e outros 5 para colocá-lo em uma mulher que não poderia engravidar, tanto por ter nascido sem o útero ou por tê-lo perdido em decorrência de alguma doença ou por problemas durante o parto. A única maneira de engravidar após o transplante é através da fertilização in vitro, pois os ovários não estão ligados ao útero.


Ao que tudo indica, o bebezinho nasceu com saúde, mas não foi divulgado mais informações sobre sua condição. Muita alegria para essa família, que graças a uma doadora conseguiu ficar finalmente completa.
Via BOW
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS


Comentários