Este método de rezar o Rosário poderá mudar sua vida instantaneamente


É interessante que, em suas aparições em Lourdes, Fátima e outros locais, a Mãe de Deus recomenda repetidamente a reza do Rosário. Ela não nos convida a rezar o Divino Ofício nem a fazer a leitura espiritual, nem a Adoração Eucarística, nem a praticar a oração interior ou a oração mental.



Todas as formas de oração mencionadas são boas, reconhecidas pela Igreja e praticadas por muitos santos. 

Por que Maria apenas coloca o Rosário em nossos corações?

Podemos encontrar uma possível resposta, observando os visionários de Lourdes e Fátima. Maria se revelou a crianças de pouca instrução, que nem podiam ler ou escrever corretamente.

O Rosário era para eles a escola apropriada para aprender a orar bem, desde o grânulo após o talão, nos leva da oração vocal à meditação e, eventualmente, à contemplação. Com o Rosário, todos os que se permitem ser liderados por Maria podem chegar à oração interior sem qualquer tipo de técnica especial ou práticas complicadas.

Isso não significa "e quero enfatizar este ponto" que rezar o Rosário é para manequins ou para pessoas de mentalidade simples. Mesmo grandes intelectuais devem comparecer diante de Deus como filhos, que suas orações sejam sempre simples e sinceras, sempre cheias de confiança, orando de dentro.

Todos os cristãos são chamados para o tipo de oração interior que permite uma experiência de proximidade com Deus e reconhecimento de sua ação em nossas vidas. Podemos comparar o Rosário com a guitarra. As orações vocais "O Pai Nosso, a Ave Maria e a Glória Ser são as orações centrais do cristianismo, enraizadas na Escritura. Estes são como o ritmo de uma música.

Mas simplesmente rasgar um violão não é uma música. E a repetição sem sentido das palavras não é a oração interior. Além do ritmo, as chaves são necessárias. Os Mistérios do Rosário são como os acordes no violão. As orações vocais formam a estrutura para a meditação sobre os Mistérios.

Há sempre esses cinco acordes ao ritmo da repetição das orações, que fazem passar a vida de Jesus e Maria diante de nossos olhos. Com a meditação, continuamos a refletir sobre o que acontece em cada Mistério e o que isso significa para nossas vidas: Em Nazaré, o Filho de Deus está encarnado em Maria. Na Sagrada Comunhão, Ele também vem para mim. Em Getsêmani, Jesus suda sangue.

Ele sofre, está angustiado, e ainda assim seus amigos permanecem adormecidos. Posso vigiar com ele ou fechar meus olhos com cansaço? Na manhã de Páscoa, Jesus sobe e sai do túmulo. O primeiro dia de criação trouxe à luz. O primeiro dia da semana conquistou a morte e nos deu vida. Cristo pode mudar a escuridão na minha vida para a luz.

E então, nossa oração começa a se transformar em música. Ou seja, não é mais monótono e chato, mas agora está cheio de imagens e pensamentos. E quando a graça de Deus permite, também é preenchida com iluminação e inspirações sobrenaturais.

Há uma coisa mais necessária para ter uma música realmente boa ou ter uma oração ainda mais profunda e íntima: a melodia que o coração canta. Ao tocar guitarra, é necessária uma voz para interpretar a música. Ao rezar o Rosário, é a canção do nosso coração, enquanto colocamos nossa própria vida diante de Deus, ao tempo das orações e meditações.

É essa canção do coração que nos permite entrar nos mistérios do Rosário: por minha causa, você foi flagelado e foi eu quem te atingiu. Me perdoe! Você subiu ao céu, Senhor. Desejo você, eu por seu reino, minha verdadeira pátria.

Na contemplação, a pessoa que reza vê os mistérios passar diante de seus olhos e, ao mesmo tempo, permanece em particular afeições ou movimentos do coração diante de Deus. Aquele que reza canta a música de sua própria vida, na qual, naturalmente, podem surgir desejos específicos:

Você queria ser o filho de uma Mãe humana; Ajude minha mãe doente! Você foi coroado de espinhos; me ajude nesta dificuldade financeira que não posso sair da minha cabeça. Você enviou o Espírito Santo; Sem Você, eu não tenho a coragem ou a força para tomar uma boa decisão.

Com este entendimento, as seguintes dicas podem ajudar aqueles que rezam o Rosário a se mover da oração vocal para a meditação para a contemplação interior:

1) Programe o horário

Nossa agenda está cheia de compromissos. Mais ou menos conscientemente, também planejamos o tempo que precisaremos para cada tarefa ou compromisso. Às vezes, é bom reservar 20 ou 30 minutos para rezar o Rosário e anotá-lo no cronograma. Esta consulta com Jesus e Maria é tão importante quanto todos os outros planejados.

Para todos nós, é possível reservar um tempo para rezar o Rosário, primeiro, uma vez, duas ou três vezes por semana. Ao longo do tempo e este é o objetivo, será mais fácil encontrar um tempo para rezar o Rosário diariamente.

2) Não se apresente

Podemos aprender uma lição sobre a oração observando pessoas apaixonadas. Durante um jantar romântico à luz de velas, ninguém estaria constantemente olhando o relógio, ou sufocando a comida, ou deixando o deserto de um lado para terminar o mais rápido possível. Em vez disso, uma refeição romântica está esticada, talvez demorando por uma hora para saborear um coquetel e aproveitando cada momento passado juntos. Então, é com oração o Rosário.

Não deve ser tratado como conjuntos de Ave Maria para ser realizado como se alguém estivesse levantando pesos. Posso passar o tempo em um pensamento. Também posso afastar-me disso. Posso, principalmente, no início, simplesmente ser pacífico. Se eu mantiver essa atitude pacífica e uma consciência de quão importante é este compromisso de 20 minutos, então irei orando bem. Terá sido uma boa oração porque minha vontade está focada em agradar o Amado e não a mim mesmo.

3) Experimente a experiência

Santo Inácio recomenda o que se chama a terceira forma de oração, que consiste em ajustar as palavras ao ritmo da própria respiração. Muitas vezes é suficiente para rezar o Rosário para pausar brevemente entre os mistérios e lembrar que Jesus e Maria estão me olhando cheio de alegria e amor, reconhecendo com gratidão que eu sou como uma criança tagarelando palavras de vez em quando de alguma forma Afirmo que eu amo Deus. Para fazer isso, pode ser útil pausar e respirar algumas vezes antes de retomar a oração vocal.

4) Um olhar de amor

As orações vocais do Rosário apenas proporcionam o ritmo da oração. Com meus pensamentos, eu posso e devo sair do ritmo para encontrar o Mistério que está sendo contemplado. Isso é mais claro em alemão, onde o mistério é anunciado não apenas no início de cada década, mas antes de cada Ave Maria. É hora de olhar o seu bem-amado nos olhos e deixá-lo olhar para trás, com os olhos cheios de amor.

5) Permita-se se surpreender

Um dos primeiros e mais importantes passos para a oração interna é passar do pensamento e da especulação para olhar e surpreender. Pense em amantes que se encontram, para não planejar o que eles vão dar ou o que eles podem fazer nas próximas férias, mas para curtir o tempo juntos e se alegrar um com o outro.

Olhar para um álbum de fotos familiares é muito diferente de olhar para um livro de história. No álbum de fotos, vemos pessoas que são importantes para nós, a quem amamos e ainda mais que nos amam! É assim que nosso olhar em Jesus e Maria deve estar no Rosário.

6) Permita que o seu operador doméstico observe detalhes

Algumas pessoas fecham os olhos enquanto rezavam para se concentrarem. Outros acham útil se concentrar em um certo ponto (como um crucifixo). De qualquer forma, o que é importante é que os olhos do coração estejam abertos. Rezar o Rosário é como ir ao cinema. Trata-se de ver imagens. É útil perguntar-se: Quem, o que, onde eu olho quando contemplo o nascimento de Jesus, ou a sua crucificação, ou a ascensão ao céu?

E, em algumas ocasiões, como um bom cinegrafista, venha uma imagem em close de algum detalhe: contemple o sopro quente do boi que está aquecendo o Menino, a mão perfurada de Jesus que espalhou tanto amor, as lágrimas em John's Olhos enquanto olha para Jesus subindo ao Céu.

7) Reze nas palavras, na mente e no coração

As palavras acompanham, a mente se abre, mas é o coração que tem o papel principal na oração. Todos os grandes autores espirituais concordam que a oração interna é sobre morar nas afeições, isto é, os sentimentos e movimentos internos. Teresa de Ávila diz muito simplesmente: não pense muito, ame muito! Uma senhora idosa reclamava com tristeza que não podia refletir enquanto rezava o seu diário Rosário e que, naquela situação, ela mal podia dizer Jesus, Mary, eu te amo! Eu felicitei a senhora. É exatamente o que rezar para que o Rosário devesse nos levar.

Original de Catholic Digestt traduzido e adaptado ao português via Nossa Senhora cuida de mim

COMPARTILHE



Comentários