Testemunho impactante da conversão de um ex marxista, niilista e anti-clerical à fé católica.


“O mundo está cada vez mais caracterizado pela desencarnação. Estamos na era do in vitro veritas, tanto nas telas quanto nas provetas. O pai é substituído pelo especialista (e isso acontece até mesmo aos bispos que renunciam muitas vezes a paternidade para ficarem só com a superioridade hierárquica); a mãe é gradualmente substituída pela matriz eletrônica. Vão dizer que agora um casal do mesmo sexo pode ter filhos da mesma forma que têm um homem e uma mulher. E mais, vão dizer que podem tê-los muito melhor do que um homem com uma mulher, porque estes se entregam à procriação através da escuridão arriscada de um abraço e de uma gravidez, enquanto que um casal do mesmo sexo é mais responsável, mais ético, porque recorre aos engenheiros para fabricar uma criança sem defeitos, com um código genético verificado, muito mais condizente com o mundo que o circunda. O que borbulha em nossos laboratórios é uma verdadeira contra-anunciação: já não se trata de acolher o mistério da vida na escuridão de um útero, mas reconstituir na transparência de um tubo de ensaio”.



Esta é a descrição feita pelo filósofo Fabrice Hadjad jnascido de uma família judia, ex-niilista e anti-clerical, atualmente casado, pai de seis filhos, professor de literatura e filosofia, bem como dramaturgo. Desde sua conversão, deu início à sua obra filosófica e literária. Hadjadj argumenta que dentro da Igreja aconteceu a melhor compreensão e valorização do corpo e da sexualidade e pensa que a morte tenha a sua dignidade. Entre seus muitos livros estão Mistica della carne. La profonditá dei sessi (Milão, Medusa, 2009), e Farcela com la morte. Anti-metodo per vivere, editora Cittadella, que venceu o Grande Prêmio da literatura católica em 2006.

Por ocasião do terceiro Congresso Mundial dos movimentos eclesiais e das novas comunidades, organizado em Roma pelo Pontifício Conselho para os Leigos, do qual o filósofo francês é membro, em resposta ao apelo de conversão missionária que o Papa Francisco dirigiu na Evangelium Gaudium, Hadjadj respondeu algumas perguntas para ZENIT.

***
Qual é a história de sua conversão do judaísmo para o cristianismo?

Hadjadj: Poderia contar-lhe uma longa história … Deus nos converte com toda a sua criação. A conversão é simplesmente uma tomada de consciência, porque a realidade é sempre a realidade.
Quando a pessoa se converte, por outro lado, não quer dizer que chegou, o batismo é o ponto de partida. Sempre poderei me tornar pior do que era antes: continuo a ter os meus pecados, portanto, é sempre necessário prestar atenção à conversão. Na verdade, não é verdade que eu me converti do judaísmo para o cristianismo, porque nunca fui religioso: vim de uma família judia sim, mas de esquerda, marxista. Em casa não tínhamos nenhuma bíblia, só obras de Marx, Hegel e Gramsci; eu, pessoalmente, me aproximei muito cedo de Nietzsche e de autores ateus mas, curiosamente, é por meio desses autores anti-cristãos que descobri o cristianismo e, curiosamente, foi sendo cristão que descobri de forma mais real o meu ser hebreu.
Eu tinha a sensação de que a grandeza do homem estivesse relacionada à sua vulnerabilidade e que não se desenvolve com um tipo de poder horizontal, mas por meio de um grito vertical, um grito para o céu, como na tragédia grega. Ali está claro que a dignidade trágica do homem reside no fato de que ele se dirige a um Deus e interpela o céu.
Além disso, estava intelectualmente atraído pelo mistério da cruz. Um dia meu pai ficou muito doente. Estava prestes a morrer e minha mãe me chamou. Era impotente diante daquela situação e entrei em uma igreja, onde rezei à Virgem: era uma Nossa Senhora rodeada de muitos ex voto, e apenas duas semanas depois, entrando na mesma igreja com um amigo meu, tinha ridicularizado esses ex voto: ‘obrigado daqui, obrigado dali… ridículo!’. Zombava diante daquelas imagens. Mas, na tarde em que meu pai estava mal, fui àquela Nossa Senhora, e naquele momento não aconteceu nada de extraordinário, as coisas extraordinárias são as mais simples: tive a sensação estar no meu lugar e descobri que a posição do homem que reza é a posição do homem por excelência; a partir daquele momento tive a certeza da verdade da oração.



Porque a adesão ao cristianismo é algo diferente da adesão a um partido ou a uma ideia política?

Hadjadj: Passamos de uma época de extremismos ideológicos a um período no qual todas as ideologias morreram, um período de padronização tecnológica: é o momento em que se pega a diversidade do real, a multiplicidade das coisas, também a biodiversidade e se manipula, se quebra.
A missão da Igreja não tem nada a ver com um processo de padronização, porque é a mesma missão do Criador: é o Criador e o Redentor de todas as coisas, portanto, não quer esmagar a individualidade das coisas com a uniformidade, reduzí-las a uma ideia, mas permitir ser plenamente o que somos, do jeito que foram criadas e salvas, nas suas diferenças.
O fundamento da fé cristã é que a unidade é uma unidade de comunhão, mas a comunhão não é uma fusão. A comunhão é comunhão de um com o outro, e o outro continua a ser um outro, não é absorvido e nem diminui. Isso se manifesta da mesma forma no mistério da Trindade: há um só Deus, uma só natureza divina, mas ao mesmo tempo existem três pessoas, e estas pessoas, justamente porque são três, são pessoas eternamente diferentes. Nós pensamos na unidade de Deus como uma unidade que leva em si a diversidade eterna. Isso nos convida a considerar a missão da Igreja não mais como propaganda ideológica que reduz à uniformidade, mas como hospitalidade que permite cada ser de ser reconhecido plenamente a si mesmo.



Tanto Bento XVI quanto o Papa Francisco disseram que a evangelização não cresce por proselitismo, mas por atração: o que isso significa essa expressão e quais são, na sua opinião, os perigos do proselitismo?

Hadjadj: Podem parecer só duas formas de dizer o mesmo conceito: o proselitismo e a atração, em oposição a sair de si mesmos. Atrair para si mesmos ou sair de si mesmos?
Ambos estão bem, porque a relação entre o exterior e o interior na missão não é a de dizer que “somos uma seita, nós temos a verdade e saímos para leva-la às pessoas que estão completamente fora’: o mistério consiste no fato de que quem está fora da Igreja, foi, ao mesmo tempo criado por quem está dentro da Igreja, não existe nada de absolutamente fora da Igreja; as coisas existem, e não estão fora da Igreja; mas é a Igreja que foi criada pelo Criador. A missão para nós não é aquela do proselitismo, para encontrar alguém e reduzí-lo às nossas ideias, mas é, ao mesmo tempo, um sair e atrair. Uma saída porque vamos rumo ao outro, mas uma atração porque sentimos, com o seu coração uma certa ressonância: isso é importante para os cristãos, crer nas palavras de Jesus: ‘atrairei a mim todos os homens da terra’. É verdade, todos os homens são atraídos por Cristo, devemos confiar na palavra aqui! Eu confio e sabem por quê? Porque eu era o homem mais distante de Cristo, era aquele cuja conversão era a mais improvável, era amargamente anticlerical. Devemos ter confiança de que o coração do não-cristão, o coração do inimigo, o coração do perseguidor, é atraídopor Cristo.

Via Zenit
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Comentários