Santuário de Aparecida é o maior do mundo dedicado a Maria


O Santuário de Nossa Senhora Aparecida é o maior do mundo dedicado a Maria. No total, 45 mil pessoas podem acompanhar as celebrações dentro da igreja, cercadas por verdadeiras obras de arte. 

Vitrais coloridos que mudam de cor de acordo com a hora do dia. Piso, paredes e teto receberam desenhos, mosaicos e muitos símbolos. Detalhes que só uma historiadora pode revelar.



A Zenilda faz um tour dentro da Basílica explicando para as pessoas todos os símbolos. São muitos! Ela tem um tour mais curto, de uma hora e meia, e tem um tour que dura oito horas. “Todo Santuário é como se fosse uma imensa bíblia”, ela explica. Um detalhe arquitetônico muito interessante: dá pra conversar à distância falando nos cantos dos arcos da igreja. Parece que por ali, as paredes têm ouvidos e também falam.

O espaço onde fica a imagem é o mais concorrido do Santuário. Ali, em dias mais cheios, a fila pode chegar a três horas. Tudo pra ficar poucos minutos frente a frente com a padroeira do Brasil.

A coroa de ouro com brilhantes foi um presente da Princesa Isabel, em 1884. Um agradecimento pela gravidez. Foi a simplicidade de Nossa Senhora que despertou a identificação com o povo brasileiro. A santa negra virou referência na hora da dificuldade ou na busca da realização de um sonho. Se aproximar da imagem é sempre um momento de muita emoção, alegria e devoção.

Uma sala no Santuário talvez seja a que melhor represente o sentimento de gratidão. Ali são deixadas fotos, objetos, réplicas. Foi o jeito encontrado por cada devoto de tornar concreto e visível o seu agradecimento. São mais de 100 mil fotos e objetos expostos no local. E são muitas histórias, cada uma mais incrível que a outra. É difícil não se impressionar. Histórias de famosos e anônimos que querem agradecer a Nossa Senhora.

via G1

COMPARTILHE


Comentários

  1. Gostaria de fazer esse tour estarei na basílica dia 10/11
    Obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário