A verdade sobre São Cosme e São Damião



Sofreram o martírio durante a perseguição de Diocleciano (284-305). Eram irmãos gêmeos e médicos, exercendo sua profissão gratuitamente, por caridade cristã, e nela obtendo curas espantosas... Durante a perseguição de Diocleciano (284-305) foram açoitados e em seguida decapitados, porque se recusaram a cultuar aos ídolos. Foram martirizados e tiveram seus nomes incluídos no Cânon da Missa e são invocados como protetores contra as doenças do corpo e da alma.

O QUE A TRADIÇÃO DIZ SOBRE ELES?

Segundo a tradição, São Cosme e São Damião eram dois irmãos que curavam “todas as enfermidades, não só das pessoas, mas também dos animais, fazendo tudo gratuitamente”. Por serem médicos, foram escolhidos como patronos dos médicos e dos farmacêuticos. Segundo uma certa tradição, São Damião, contrariando a regra de caridade, aceitou a remuneração de Paládia, uma mulher por ele curada, e isto provocou uma severa bronca da parte de seu irmão, que protestou não querer ser sepultado ao lado dele após a morte. A igreja no dia 26 de setembro celebra a honra do martírio deles.

E PORQUE ALGUNS COMEMORAM NÃO NO DIA 26 MAIS SIM NO DIA 27?

Infelizmente, o culto desses santos benfeitores foi misturado ao sincretismo religioso dos cultos afros e outros, causando confusão no povo católico.

Algumas entidades religiosas não católicas costumam distribuir doces para as crianças baseado em uma lenda que diz que um dia Cosme e Damião, fizerem uma cura milagrosa em um homem muito rico, e este homem ficou muito agradecido e então resolveu dar uma grande quantia em dinheiro para eles, porém como já vimos anteriormente, eles exerciam sua profissão gratuitamente e não aceitavam dinheiro, e por meio disso, resolveram não aceitar o dinheiro do homem, mas o homem ficou muito raivoso com a ação deles, então Cosme e Damião ao ver isso, decidiram receber o dinheiro. Eles por não saberem o que fazer com tanto dinheiro, olharam uma imensa multidão de crianças em lugar e decidiram gastar todo o dinheiro para comprar bombons e distribuir aos meninos(a)... Dai se vem a tradição da distribuição de bombons no dia 27 que foi inventada pelo culto pagão dos cultos afros. (lembrando que isso não foi verdade, é apenas uma lenda do sincretismo)

Evidentemente, os católicos não devem participar disso, pois é um desvirtuamento do culto desses santos. Esta prática só será válida para os cristãos, se for feita por pura caridade, sem qualquer outra conotação. Eles devem ser cultuados na fé da Igreja e nas Missas.

MAS PORQUE OS CULTOS AFROS E OUTROS PEGARAM ESTES SANTOS PARA CULTUAR EM SEUS RITUAIS PAGÃS?


Isso aconteceu por causa do SINCRETISMO RELIGIOSO, os escravos, para não serem punidos por estarem adorando os deuses africanos, deram a estes deuses nomes de santos da Igreja Católica, assim podiam enganar aos seus senhores.

Os "santos" dos umbandistas são ídolos "deuses" africanos com nome dos santos. Aos santos Cosme e Damião, eles disfarçam o nome de IBEJÍ, que são demônios cultuado na umbanda como os orixás que protegem as crianças.

Todo católico que se torna adepto desses cultos, esta deixando de lado o cristianismo para se tornar um pagão, pois a umbanda e o catolicismo não se misturam.

Os Santos da IGREJA são servos de Deus; pois A SANTIFICAÇÃO é obra de Deus (Ex 31,13) Sl 149,5: “Exultem OS SANTOS NA GLÓRIA[...]” 9: “Para fazerem neles O JUÍZO escrito; ESTA SERÁ A HONRA DE TODOS OS SEUS SANTOS." - Jamais nos entreguemos aos ídolos, pois Deus abomina isso, o que fazemos na igreja é venerar estes santos que deram um grande exemplo de seguimento a Cristo nesta terra. Como diz São Paulo: Deus não é injusto e não esquecerá vossas obras e a caridade que mostrastes por amor de seu nome, vós que servistes e continuais A SERVIR OS SANTOS. Desejamos, apenas, que ponhais todo o empenho em guardar intata a vossa esperança até o fim, e que, longe de vos tornardes negligentes, sejais IMITADORES daqueles que pela fé e paciência SE TORNARAM herdeiros das promessas. cf ( Hb 6, 10 12)

POSSO COMER BOMBONS OU ALIMENTOS CULTUADOS PELA UMBANDA?


Sim, podemos. Pois o alimento não é impuro, mesmo que sejam os alimentos que são usados aos cultos dos deuses.

Impuro é o que sai de dentro da gente, do nosso coração, da nossa boca.

Espero que tenham compreendido um pouco da historia destes belos santos, e lembre-se, na igreja católica é dia 26 e não 27. 

Paz e bem!

São Cosme e Damião, rogai por nós!

Por - Gilson Azevedo

Comentários