Significado e simbolismo de São Lourenço


São Lourenço é o padroeiro dos Diáconos. Isso acontece porque ele foi diácono e secretário do Papa Xisto II e morreu martirizado exercendo sua função de diácono, em Roma, no ano 257. A imagem de São Lourenço conta-nos a história de sua vida e de seu martírio. Vamos conhecê-la.



A casula vermelha de São Lourenço

A casula vermelha de São Lourenço ou, em outra representação, a estola vermelha, representa seu martírio. Este aconteceu de maneira bela e trágica. No ano 257 o Imperador Valeriano l decretou a perseguição e morte de todos os cristãos. Neste ano, o primeiro martirizado foi o Papa Xisto II, do qual São Lourenço era diácono e secretário. Em seguida o Imperador ordenou que São Lourenço entregasse toda a riqueza da Igreja ao Império romano. Ao invés disso, Lourenço distribuiu os bens da Igreja entre todos os pobres e necessitadas que encontrou. Três dias depois São Lourenço chegou diante do Imperador e disse que ele e todos os cristãos eram a riqueza da Igreja e de Jesus Cristo. O Imperador, então, mandou queimá-lo vivo. Enquanto estava sendo queimado, permaneceu em oração e brincou com seus algozes dizendo: 'Este lado já esta queimado, pode virar para o outro lado'. São Prudente, contemporâneo de São Lourenço, disse que neste momento vários romanos se converteram ao cristianismo.

A túnica branca de São Lourenço

A túnica branca de São Lourenço, que ele veste debaixo da casula vermelha representa a pureza de coração do Diácono, que dedicou sua vida inteiramente à Igreja e a Jesus Cristo. O martírio também é um sinal de purificação, pois todo cristão que dá sua vida por causa da fé em Jesus Cristo é considerado santo.




A palma na mão de São Lourenço

A palma na mão de São Lourenço, como na mão de todos os mártires, representa a vitória da vida sobre a morte. Todos os mártires são vitoriosos sobre a morte porque preferiram morrer a renegarem sua fé em Jesus Cristo. Assim aconteceu com São Lourenço. Por isso ele tem a palma da vitória em sua mão.

O livro na mão de São Lourenço

O livro na mão de São Lourenço tem dois significados. Primeiro, representa o serviço de diácono. Mostra o cuidado que ele tinha com os bens da Igreja, anotando todas as doações recebidas, as dívidas que deveriam ser pagas e as doações que que Igreja fazia aos pobres e viúvas. Em segundo lugar, representa o Evangelho, o Ministério da Palavra, da pregação e de formação dos cristãos que também, a essa época, já era exercido pelos diáconos.




A fogueira de São Lourenço

A fogueira de São Lourenço, que aparece em algumas de suas representações, representa o instrumento de seu martírio. Como vimos, ele foi queimado vivo por causa de sua fé em Jesus Cristo.

Oração a são Lourenço

'Ó Deus, todo poderoso, que concedestes a São Lourenço a graça de vencer os tormentos da perseguição e do fogo abrasador, apagai em nossos corações as chamas dos nossos vícios. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. São Lourenço, rogai por nós. Amém.'


COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS


Comentários