Significado e simbolismo de São Lourenço


São Lourenço é o padroeiro dos Diáconos. Isso acontece porque ele foi diácono e secretário do Papa Xisto II e morreu martirizado exercendo sua função de diácono, em Roma, no ano 257. A imagem de São Lourenço conta-nos a história de sua vida e de seu martírio. Vamos conhecê-la.



A casula vermelha de São Lourenço

A casula vermelha de São Lourenço ou, em outra representação, a estola vermelha, representa seu martírio. Este aconteceu de maneira bela e trágica. No ano 257 o Imperador Valeriano l decretou a perseguição e morte de todos os cristãos. Neste ano, o primeiro martirizado foi o Papa Xisto II, do qual São Lourenço era diácono e secretário. Em seguida o Imperador ordenou que São Lourenço entregasse toda a riqueza da Igreja ao Império romano. Ao invés disso, Lourenço distribuiu os bens da Igreja entre todos os pobres e necessitadas que encontrou. Três dias depois São Lourenço chegou diante do Imperador e disse que ele e todos os cristãos eram a riqueza da Igreja e de Jesus Cristo. O Imperador, então, mandou queimá-lo vivo. Enquanto estava sendo queimado, permaneceu em oração e brincou com seus algozes dizendo: 'Este lado já esta queimado, pode virar para o outro lado'. São Prudente, contemporâneo de São Lourenço, disse que neste momento vários romanos se converteram ao cristianismo.

A túnica branca de São Lourenço

A túnica branca de São Lourenço, que ele veste debaixo da casula vermelha representa a pureza de coração do Diácono, que dedicou sua vida inteiramente à Igreja e a Jesus Cristo. O martírio também é um sinal de purificação, pois todo cristão que dá sua vida por causa da fé em Jesus Cristo é considerado santo.

A palma na mão de São Lourenço

A palma na mão de São Lourenço, como na mão de todos os mártires, representa a vitória da vida sobre a morte. Todos os mártires são vitoriosos sobre a morte porque preferiram morrer a renegarem sua fé em Jesus Cristo. Assim aconteceu com São Lourenço. Por isso ele tem a palma da vitória em sua mão.

O livro na mão de São Lourenço

O livro na mão de São Lourenço tem dois significados. Primeiro, representa o serviço de diácono. Mostra o cuidado que ele tinha com os bens da Igreja, anotando todas as doações recebidas, as dívidas que deveriam ser pagas e as doações que que Igreja fazia aos pobres e viúvas. Em segundo lugar, representa o Evangelho, o Ministério da Palavra, da pregação e de formação dos cristãos que também, a essa época, já era exercido pelos diáconos.

A fogueira de São Lourenço

A fogueira de São Lourenço, que aparece em algumas de suas representações, representa o instrumento de seu martírio. Como vimos, ele foi queimado vivo por causa de sua fé em Jesus Cristo.

Oração a são Lourenço

'Ó Deus, todo poderoso, que concedestes a São Lourenço a graça de vencer os tormentos da perseguição e do fogo abrasador, apagai em nossos corações as chamas dos nossos vícios. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. São Lourenço, rogai por nós. Amém.'

via Cruz da Terra Santa

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários