Frei monta clínica de hemodiálise com doações de fiéis


O frei Marcos Lacerda de Camargo mobiliza fiéis para doarem e ajudarem na construção de uma clínica de hemodiálise na cidade de Goiás, no noroeste goiano. 



Ele afirma que a obra deve custar cerca de R$ 2 milhões e já começou a ser feita em um espaço da Associação de Saúde São Pedro de Alcantara (Aspag), da qual é presidente. A entidade aceita doações por meio do site, por onde conseguiu R$ 240.



“Esse é um espaço que a São Pedro já possuía, então aproveitamos, e vai encaixar exatamente uma clínica com 30 leitos, com 35 de reserva. Com isso, a gente pretende atender toda a região”, disse o padre em entrevista à TV Anhanguera.

O secretário de saúde do município, João Batista Neto, elogiou a iniciativa e afirma que a clínica será usada não só por moradores da cidade de Goiás, mas por quem vive em toda a região.



“Vai beneficiar mais de 130 pessoas que hoje têm que fazer hemodiálise três vezes por semana e têm que viajar para longe. Dessas, nove fazem o procedimento em Iporá, 19 em Goianésia e os outros em Goiânia”, contou.

Desgaste

Moradores da cidade e de municípios próximos relatam os trajetos são longos e cansativos. A dona de casa Jaci Domingas da Silva Camargos é uma das pacientes que faz o tratamento na capital e conta que a viagem torna tudo mais difícil.

“É desgastante, porque além da hemodiálise ainda tem a viagem de ida e volta. Tem dias que a gente passa mal mesmo de não dar conta nem de vir embora, de precisar ir para a casa de algum amigo ou parente para ficar lá, porque não tem como voltar”, disse.

Ela destaca que a clínica vai representar uma facilidade para todos os moradores da região que precisam passar pelo procedimento. “Já é uma esperança melhor porque deixa de ter o desgaste da viagem. Fica somente a hemodiálise, que já não é fácil”, concluiu.


via G1
FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:
EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários