Entenda porque Melania Trump usou preto no encontro com o Papa Francisco


Nesta quarta-feira (24), a primeira-dama americana, Melania Trump, chamou a atenção da imprensa americana e dos internautas nas redes sociais ao trajar um véu preto e um vestido preto de mangas longas durante a visita oficial do presidente Donald Trump ao Papa Francisco, no Vaticano.


Ivanka, a filha do mandatário americano escolheu um figurino parecido com o da primeira-dama, mas optou por um véu ainda mais longo. De acordo com a assessoria de Melania, a escolha do traje das duas seguiu rigorosamente os protocolos estabelecidos pelo Vaticano.
“De acordo com o protocolo do Vaticano, as mulheres que forem a uma audiência com o papa devem usar roupas pretas formais, de manga longa e um véu que cubra a cabeça”, explicou Stephanie Grisham, porta-voz da primeira-dama, à CNN.


Segundo o diário italiano “La Stampa”, o protocolo está menos rígido desde a década de 1980 e menos ainda desde que o Papa Francisco assumiu o comando da Igreja Católica, em 2013.


“As coisas estão ficando mais relaxadas nos últimos anos”, explicou um porta-voz do Vaticano em abril deste ano, quando a Camilla Parker Bowles, duquesa da Cornualha e mulher do príncipe Charles foi ao encontro do papa Francisco usando um vestido bege.


Antigamente, a exceção – conhecida como “privilégio do branco” – era destinada apenas a algumas rainhas e princesas de países católicos como as rainhas da Espanha e da Bélgica.
Apegada aos protocolos, a rainha Elizabeth, da Inglaterra, sempre encontrou o papa no Vaticano usando trajes negros, mas em 2014 foi a uma audiência com o papa Francisco usando um vestido lilás.


Ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff usou roupas escuras nas ocasiões em que se reuniu com o líder católico, mas não cobriu a cabeça com véu.

 Via G1
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS


Comentários