5 dicas para rezar na missa cuidando de filhos pequenos


Muitas coisas mudam quando você tem seu primeiro bebê, incluindo a experiência de ir a igreja. Em sua maioria, os bebês são fáceis de acalmar, e você conseguirá rezar durante a missa.



Então um dia, seu doce bebê e fácil de acalmar na igreja, se tornará uma criança. As crianças se movimentam durante toda a missa e ainda não entendem o que é sussurrar.

Às vezes eles se jogam entre os bancos e declaram em alta voz: “EU SOU UM PEIXE!” Outras vezes repetem “Biscoito? Biscoito?” toda hora. O tempo todo, querem ficar passeando, lutando no banco e recusam-se a ficar na salinha de atividades para as crianças. Você já se perguntou sobre o que fazer para rezar na missa?

Bem, não se desespere, aqui temos cinco dicas para você aprender a rezar na missa, enquanto toma conta de seus pequenos:


1 – Não se estresse sobre a qualidade da sua oração: 

Rezar é diferente agora que tem uma criança que precisa de cuidados. Você nem sempre vai poder ajoelhar de olhos fechados, concentrando-se em cada palavra. Mas você pode estar atento ao que está acontecendo na liturgia e ir trabalhando isso com calma. 

2 – Pratique colocar-se na presença de Deus durante seu dia-a-dia

São Francisco de Sales em A introdução à vida devota tem muitas dicas práticas de oração. Uma das coisas que recomenda, e particularmente se adapta à vida dos leigos, é relembrar à sua mente de estar na presença de Deus durante o dia. Ele diz para frequentemente, “se retirar na solidão do seu coração, mesmo que externamente esteja ocupado com os negócios ou com as pessoas” e que “essa solidão mental precisa não ser prejudicada embora muitas pessoas estejam a sua volta, para que, ao fazer isso, elas cerquem seu corpo e não seu coração, que deverá permanecer na presença de Deus.”
Quando você se estressar, coloque-se na presença de Deus. Quando estiver lavando a louça ou preparando o jantar, coloque-se na presença de Deus. Quando estiver preso no trânsito ou correndo atrasado, coloque-se na presença de Deus.
Aprenda a colocar-se na presença de Deus até quando estiver cercada de crianças gritando. Isso aumentará significativamente sua capacidade de participar da missa com as crianças.

3 – Ter um tempo sossegado para rezar fora da missa

Encontrar tempo para rezar quando somos pais é difícil, mas felizmente eles precisam dormir mais que nós. Tire, ao menos, dez minutos do dia para ficar quieto e fazer uma oração mental, isso te trará para mais perto de Deus e tornará mais fácil a oração do coração quando não estiver à sós ou em silêncio. Livros de oração como São Francisco de Sales, Introdução à vida devotada ou Consolando o coração de Jesus, de Fr. Michael Gaitley, são bons caminhos para aprender como desenvolver uma simples e focada vida de oração.


4 – Participação não significa o mesmo para todo mundo
Como pais de crianças pequenas, você rapidamente nota que sua maneira de participar da missa é diferente da maneira de pessoas sem crianças ou com filhos crescidos. Você talvez não consiga ficar de pé quando todos estão de pé, ou talvez fique de pé e andando, quando todos estão sentados ou ajoelhados, talvez ainda você gaste enorme parte da missa do lado de fora das portas da igreja, ou no banheiro, ou nos corredores, ou no andar de baixo para não atrapalharem a missa de todo mundo.
O que importa é que você ainda está la. O Senhor sabe que você está ali e que está tentando. E também sabe porque você não está sempre profundamente mergulhado, em oração contemplativa. Ele lhe deu seus filhos, Ele sabe!

5 – As missas irão continuar

A melhor coisa que podemos aprender ao tomar conta das nossas crianças na Missa é que a liturgia não nos exige rezar o melhor que podemos a cada semana. A liturgia precisa do sacerdote para dizer as orações e de um ajudante para ele e para dizer as respostas, mas se algum membro do Corpo de Cristo precisa viver sua vocação de pai ou mãe, até na missa, isto não parará a liturgia ou o Sacrifício que ali acontece.
Então, apenas façam seu melhor, queridos pais. Um dia suas crianças crescerão e ficarão quietas, mas por hora, não se preocupem. Sua parte no Corpo de Cristo é estar com as crianças. 

Via Church Pop
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Comentários