Padre esfaqueado por racismo perdoa seu agressor


Uma tragédia terrível poderia ter acontecido no último dia 19 de março na Igreja de São Mateus de Fawner North, subúrbio de Melbourne, a segunda maior cidade da Austrália. Quando se preparava para celebrar a Missa dominical, o padre Tomy Kalathoor Mathew, de 48 anos e origem indiana, foi agredido por um indivíduo que tentou atingi-lo no pescoço com vários golpes de arma branca. O padre foi imediatamente levado ao hospital. Felizmente, as feridas foram superficiais.



A origem do padre Tomy Kalathoor Mathew – ordenado em 2014 – explica a tentativa de assassinato. Seu agressor, um septuagenário, não suportava que um homem indiano pudesse presidir a Missa. Em várias ocasiões anteriores, ele havia aparecido na paróquia, perguntado aos presentes: “Onde está o indiano?”
No dia 4 de março, finalmente se encontrou com o padre. “Não deixarei que você celebre a Missa aqui. Você é indiano e os indianos são hindus ou muçulmanos. Eu vou te matar”, disse ao sacerdote.


 “Orai pelos que vos perseguem”
A ação do agressor entristece o padre. “É um ignorante. Vê-se que ele não sabe que a Índia tem quase 20 milhões de católicos”. E eles são alvos de violência recorrente. A Índia está em 15º lugar na classificação anual dos países onde os cristãos são mais perseguidos, de acordo com a ONG Portas Abertas.
De volta à sua paróquia, onde os fieis multiplicaram os testemunhos de apoio e amizade, o padre Tomy destacou que não guarda nenhuma raiva de seu agressor, que deve comparecer na Justiça no dia 13 de junho.


O sacerdote disse também que tem rezado de coração pelo homem, seguindo à risca uma das prescrições evangélicas mais difíceis: “Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céu;” (Mateus 5,44). 

Via Aleteia
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS NO FACEBOOK:

Comentários