Fé e devoção na única basílica do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno


Localizada a 18 quilômetros de Goiânia, capital do Estado de Goiás, a cidade de Trindade (com pouco mais de 110 mil habitantes) se transforma em um gigante quando o assunto é a fé. 

O município sedia o único Santuário Basílica do mundo dedicado ao Divino Pai Eterno. Uma devoção que já existe no local há 176 anos, muito antes da fundação da cidade, que tem 98 anos.



A cada ano que passa, a cidade recebe, em média, 4 milhões de romeiros vindos de todo o Brasil e até do exterior. Por essa razão, o turismo religioso se destaca tanto na época da tradicional Festa do Divino Pai Eterno, realizada anualmente, como também nas outras épocas do ano.


Centenas de caravanas de devotos chegam à cidade para conhecer as igrejas, os principais pontos de peregrinação e para sentir de perto o amor do Divino Pai Eterno. A devoção é muito antiga e se expandiu através dos meios de comunicação. Entre outras ações, com o trabalho de evangelização da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), mais e mais pessoas passaram a conhecer, a participar e a querer visitar a Capital da Fé de Goiás.

Pontos de peregrinação

Na época da Romaria do Divino Pai Eterno, que começa no último fim de semana de junho e vai até o primeiro domingo de julho, Trindade recebe cerca de 2,5 milhões de pessoas. Para receber tantos fiéis peregrinos, há uma grande preocupação em acolhê-los da melhor forma possível. Além de mais de 100 hotéis e pousadas, a cidade conta com os tradicionais pontos de peregrinação, locais que recebem a visita de quem quer conhecer a história da devoção na cidade.

O ponto mais conhecido e visitado da cidade é o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. Quem chega a Trindade pode avistar facilmente o Santuário. A Basílica, chama a atenção pela beleza, tanto por fora, quanto por dentro. Os vitrais atraem a atenção e, ao mesmo tempo, evangelizam. Do lado de fora do Santuário, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes atrai muita gente. Os romeiros que passam no local aproveitam para rezar e registrar o momento com fotos. Do alto, dá pra ver a linda Igreja em formato de cruz (veja no vídeo).


Saindo do Santuário Basílica, passando pela Avenida Constantino Xavier, é possível conhecer a Via-Sacra de Trindade. São 14 estações ao longo da rua. As estátuas, em tamanho natural, retratam a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A Via-Sacra fica no caminho entre a Basílica e a Igreja do Santíssimo Redentor, também conhecida como Igreja Pe. Pelágio, por abrigar os restos mortais do Missionário Redentorista que marcou a história da cidade. Da igreja, é possível ter uma boa vista da cidade, inclusive do Santuário Basílica e da obra da Nova Casa do Pai, que é outro ponto de peregrinação, onde os devotos podem ver de perto e rezar pela construção do Novo Santuário.

Perto da capela está a Vila São Cottolengo, uma das mais tradicionais obras sociais da região Centro-Oeste do Brasil. Muitos romeiros que visitam o local acabam voltando. Na mesma rua, mais um local de visitação religiosa: o Carmelo da Santíssima Trindade, onde moram as Irmãs Carmelitas, que vivem em clausura e oração. É um ambiente ideal para quem busca paz e reflexão.

Quem quiser ficar mais próximo da história da devoção, pode passar pelas margens do Córrego Barro Preto, onde o casal, Constantino Xavier e Ana Rosa, por volta de 1840, encontrou o Medalhão com a Imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Foi nesse local que começou a maior saga de fé e devoção do Brasil central. Para terminar o roteiro turístico, não poderia faltar o primeiro Santuário dedicado ao Divino Pai Eterno: a centenária Igreja Matriz de Trindade, construída em 1912.

Tradição dos carros de bois

Depois que foi encontrado o medalhão com a imagem da Santíssima Trindade, muitas pessoas começaram a peregrinar até a região, caracterizando esta prática como imersa no catolicismo popular. Os carros de bois eram, antigamente, o principal meio de transporte das famílias das zonas rurais para viagens de longas distâncias. Por isso, a Romaria de Carros de Bois da Festa de Trindade, especificamente, está relacionada às antigas práticas cotidianas da vida rural. Ainda hoje, permanece como uma tradição cultural, reiterada no convívio familiar por sua representatividade no que se refere às antigas vivências de homens e mulheres do campo.

O epicentro da romaria é em Trindade, mas os devotos saem de diversas cidades de Goiás e de estados próximos, do Centro-Oeste e também do Sudeste. A preparação envolve diversas atividades, como reparos eventuais nos carros de bois, de mantimentos que serão consumidos, ofertados ou vendidos durante o trajeto, entre outros.

Os carreiros, candeeiros e demais participantes da Romaria de Carro de Bois se colocam na posição de herdeiros, guardiões e transmissores de costumes da vida rural, que vem sofrendo, nas últimas décadas, profundas mudanças com o advento da modernização que avança na região. Ao usarem um meio de transporte tido por anacrônico na atualidade, rememoram os tempos dos seus antepassados e até mesmo o da infância e reconstroem, ano após ano, a tradição da vida rural e das devoções.

Em 2016, A Romaria de Carros de Bois da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade, em Goiás, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Romaria a pé

Outra tradição durante a Festa do Divino Pai Eterno é a romaria a pé. Devotos saem de Goiânia e caminham 18 quilômetros até o Santuário pela Rodovia dos Romeiros, que fica tomada pelos fieis. Os católicos aproveitam para agradecer e fazer pedidos à Santíssima Trindade. Pelo caminho, histórias emocionantes de curas e graças atribuídas ao Divino.
Devido ao grande número de visitantes, o município de Trindade está sendo considerado o novo ponto de peregrinação do Centro-Oeste brasileiro.

Missas
De segunda à sexta-feiras: 7h e 19h30
Sábado: 7h, 10h, 15h e 17h30
Domingo: 5h45, 8h, 10h, 12h, 15h e 17h30


via AFIPE
FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:
DOAR
EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS: