A história da Virgem que acompanhou o Papa Francisco na Missa da Apresentação do Senhor


Na Missa presidida pelo Papa Francisco no dia 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor, na Basílica de São Pedro, estava presente o ícone da “Virgem Maria Mãe da Misericórdia”, no qual se vê o Menino Jesus em seus braços e um avental nas mãos.
Esta imagem foi pintada como uma homenagem à Virgem pelo Ano da Misericórdia pelos membros da Pequena Casa da Misericórdia, que se dedicam a atender os pobres na cidade de Gela, localizada na ilha de Sicília (Itália).


Em relação ao significado do ícone, o diretor da Pequena Casa da Misericórdia, Pe. Pascualino di Dio, indicou que a imagem da Virgem “nos ensina como a caridade deve ser silenciosa, discreta, desinteressada e não deve esperar nada em troca”.
“Maria se tornou uma fonte de consolo e de esperança segura para a nossa cidade. Maria é a misericordiosa, como rezamos na antiga antífona da Salve Rainha. Ela recebeu a Misericórdia que se fez carne e se deixou conduzir por Ele para servir a sua idosa e cansada prima Isabel durante três meses na casa de Zacarias”, indicou.
O avental que a Virgem está segurando na pintura representa o serviço de Cristo e a misericórdia ao próximo.
Esta imagem é venerada na Igreja de ‘Sant'Agostino’, em Gela, e foi levada à Roma a pedido do Escritório de Celebrações Litúrgicas para estar presente na Missa celebrada pelo Papa Francisco.


Sobre esta decisão, o Pe. Pascualino comentou: “estamos honrados”. Este sacerdote chegou à Cidade Eterna em peregrinação com 100 fiéis de Gela, entre eles há pobres e voluntários da Pequena Casa da Misericórdia.
“Queremos fazer esta peregrinação, pobres com pobres, guiados por Maria e Pedro, para agradecer ao Senhor pelos dons da Sua misericórdia e para confiar mais uma vez ao Senhor a nossa cidade”, indicou.
O ícone “Virgem Maria Mãe da Misericórdia” voltará a Gela neste domingo e será levado à igreja de ‘San Francesco di Paola’, onde será celebrada uma Missa. Em seguida, será colocada novamente na Igreja de ‘Sant'Agostino’. 

Via Aci Digital
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS NO FACEBOOK  
CLICANDO NO BOTÃO COMPARTILHAR ABAIXO: