Excessos e apelações na exploração da tragédia da Chapecoense escandalizam brasileiros


Depois da tragédia ocorrida na noite desta segunda-feira com o voo da LaMia na Colômbia, alguns sites e páginas de redes sociais, cujos nomes preferimos omitir, postaram matérias supostamente “engraçadas” sobre mortes em acidentes de avião. Dentre esses canais, o que obteve a repercussão mais negativa tinha publicado manchetes como “10 fotos pesadas de pessoas instantes antes da própria morte“, “10 mitos e verdades sobre viajar de avião“, “Imagens que mostram a reação de passageiros em um acidente de avião” e “10 fotos de pessoas em seu último dia de vida“. Nesta última, o site usou fotos de jogadores da Chapecoense dentro do avião, o que gerou uma onda de reações indignadas contra o portal, que perdeu milhares de seguidores nas redes sociais. Em meio à polêmica, a direção do site se pronunciou dizendo entender e respeitar as críticas, mas, sem assumir explicitamente a “culpa” pelo sensacionalismo, se justificou alegando que é “relevante jornalisticamente mostrar outros pontos da tragédia, como medo de voar“. A linguagem escolhida, no entanto, passou longe de ser vista como a mais oportuna pelos leitores.



Outro caso que despertou a ira de milhares de internautas foi o de uma grande loja virtual de artigos esportivos, criticada com veemência depois que capturas de tela divulgadas nas redes sociais mostraram aumento de R$ 129,90 para R$ 249,90 no preço da camisa da Chapecoense. A empresa se pronunciou dizendo que o valor tinha sido reduzido por ocasião da Black Friday e, passada a promoção, voltara ao preço original. Entretanto, a nota dividiu opiniões: vários usuários questionaram a “coincidência” e duvidaram da explicação apresentada, agregando que, de qualquer forma, o aumento de preço veio em momento completamente inoportuno.

Foram também compartilhadas por milhões de internautas várias outras capturas de tela mostrando postagens de pessoas físicas que criticaram a relevância dada ao acidente ou mesmo debocharam da morte de jogadores, jornalistas e convidados a bordo do avião da LaMia. 

Via Aleteia Brasil

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS NO FACEBOOK CLICANDO NO BOTÃO COMPARTILHAR ABAIXO: