10 dicas para preparar uma novena de Natal em família

imagem da coroa do Advento - Natal

Dez dicas preciosas para preparar bem a novena do Natal em Família. 

1 – Prepare uma reunião para agendar os dias da novena
Escolha uma casa para reunir algumas pessoas da família que irão ajudar a organizar a novena. Nessa reunião marque o dia de início e término da novena, horários e locais.


2 – Escolha para cada dia da novena um local
Para cada dia da novena escolha um local para realizá-la, como a novena é em família verifique com os membros da família quem gostaria de acolher o momento de oração e preparação para o natal em casa.
3 – Faça um calendário e compartilhe com a família
Organize o calendário da novena e distribua entre as pessoas da família que desejam participar da novena. Nesse calendário deve conter o horário e o local para que nos dias a pessoas se dirijam para a casa do familiar que vai acolher a Novena.
4 – Roteiro da Novena
Reunir a família para rezar é um momento muito especial, prepare um roteiro para essa novena. Há muitas opções prontas para seguir. A CNBB todo ano disponibiliza um subsídio de novena de Natal. 
5 – Envolva mais pessoas
Além da família, convide amigos e vizinhos para participar desse momento. Antes do início do momento de oração encarregue pessoas para a função de animador, leitor entre outras. A cada dia pessoas selecione pessoas diferentes para as funções para que mais pessoas participem.
6 – Valorize as crianças
Para cada dia da novena tarefas para as crianças realizarem, pode ser um leitura, uma encenação, segurar um objeto que simbolize o Natal. Assim, os pequenos participam melhor do momento de oração e compreendem de forma prática a importância da Novena.

7 – Utilizar símbolos
Nas casas que irão receber a novena é importante que haja um presépio montado para lembrar os fatos do nascimento de Jesus, mas, além disso, a novena pode contar com outros símbolos, por exemplo um a vela que seja acesa a cada dia e passada de casa em casa ou uma imagem do Menino Jesus que visite todas as casas.
8 – Música
Se houver alguém na família que toque algum instrumento convide para animar a novena com música. Mas se não houver quem toque selecione músicas de natal conhecidas para que todos ajudem a cantar e deixar o momento mais animado.
9 – Oração e ação
Além das orações desenvolva durante a novena uma ação de solidariedade, caridade para ser o gesto concreto da Novena. Por exemplo, propor ao grupo da novena uma visita a um asilo, doação de alimentos para pessoas carentes etc.
10 – Compromisso
Com o encerramento da Novena de Natal é importante assumir um compromisso de oração e ação para realizar sempre. A família pode se comprometer a se reunir uma vez por mês para rezar o terço, marcar uma missa para ir juntos e ainda realizar mais iniciativas de caridade junto, assim reforça a união da família e mantêm os compromissos de cristão. 
via A12
FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS: