Dar-se as mãos ou levantar os braços durante o Pai Nosso?


Muitas pessoas dizem que não devemos dar-nos as mãos quando rezamos a oração do Senhor, porque não é uma oração comunitária, mas uma oração ao “Pai Nosso”. Alguns sacerdotes explicaram que já que a Santa Sé nunca especificou o tema, então estamos livres para fazer como quisermos. Pode-se recitar o Pai Nosso de mãos dadas ou não? Qual é o modo no qual a tradição católica romana convida a recitar a oração do Senhor durante a Missa?



É verdade que não existe nenhuma prescrição de se dar as mãos ou não durante a recitação do Pai Nosso. Até agora nem a Santa Sé, nem as Conferências Episcopais, indicaram se deve-se dar as mãos ou não durante a oração do Pai Nosso.
Porém, enquanto não há nenhuma dificuldade particular se quem dá as mãos é um casal, uma família ou um pequeno grupo, surge o problema da obrigação de toda a assembleia de fazê-lo ou não.
O processo para a introdução de qualquer novo rito ou gesto na liturgia de modo estável ou até mesmo  em associação está previsto no direito litúrgico. Para que ocorra uma mudança estável é necessário uma maioria de dois terços dos votos na Conferência episcopal e a aprovação da Santa Sé.
Portanto, se nenhuma conferência episcopal nem a Santa Sé jamais pensaram em prescrever eventuais posições das mãos para a oração do Pai Nosso, não é possível que uma autoridade menor imponha um gesto não pedido pela lei litúrgica.
Enquanto não há indicações sobre a posição dos fieis, de dar-se ou não dar-se as mãos, sim há indicações claras para o sacerdote e todos os concelebrantes de rezar o Pai nosso com os braços erguidos: “Portanto, o celebrante principal, com as mãos juntas, diz a introdução da oração do Senhor. Depois, com os braços erguidos, diz a mesma oração junto com os outros sacerdotes concelebrantes, que também rezam com os braços levantados e com as pessoas”.
Poder-se-ia argumentar que o gesto de dar-se as mãos exprime a união família da Igreja. Mas cantar e recitar a oração do Pai Nosso já expressa esse elemento.
O ato de dar-se as mãos enfatiza a unidade pessoal do ponto de vista humano e físico e exige mais esforço do que o ato espontâneo de pequenos grupos. O dar-se as mãos é mais difícil no contexto das grandes reuniões e algumas pessoas se sentem incomodadas porque vêem isso como uma imposição.


O uso desta prática durante o Pai Nosso poderia desviar e distrair da referência direta a Deus, dado que a oração é de adoração e de súplica. A este respeito nos números 2777-2865 do Catecismo da Igreja Católica, é explicado que a prática de dar-se as mãos poderia favorecer um sentido mais horizontal e simples.
Também, dar-se as mãos durante o Pai Nosso tende a antecipar e duplicar o sinal da paz, do ponto de vista simbólico e, portanto, reduz o seu valor.
Por todas estas razões, ninguém deveria ter problema de não querer participar desse gesto, caso não goste. Basta seguir os costumes universais da Igreja, sem ser acusado de ser uma causa de desarmonia.
Um caso diferente é a prática de algumas pessoas de tomarem a posição Orantes, ou seja com os braços abertos.
É o gesto que faz o padre durante a recitação do Pai-Nosso.
Em alguns países, na Itália, por exemplo, a Santa Sé concedeu o pedido dos bispos de permitir a qualquer um de ter esta posição durante o Pai Nosso. Normalmente cerca de um terço, até mesmo a metade, dos fieis reunidos decidem fazer este gesto.
Apesar das aparências, esse gesto não é, estritamente falando, uma tentativa dos leigos de usurpar as funções sacerdotais.
O Pai Nosso é a oração de toda a assembléia, e não uma oração exclusiva dos sacerdotes. Portanto, no caso do Pai-Nosso, a postura Orantes expressa a oração dirigida a Deus pelos seus filhos.

Fonte: A Fé Explicada
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS NO FACEBOOK  CLICANDO NO BOTÃO COMPARTILHAR ABAIXO: