Será que Virgem Maria rezou o Pai Nosso alguma vez em sua vida?


Como maio é o mês da Virgem Maria, o arcebispo de Los Angeles (Estados Unidos), Dom José Gómez, dedicou a reflexão de sua nova coluna intitulada “Nosso pão de cada dia” a seguinte pergunta: “Será que Nossa Senhora rezou alguma vez o Pai Nosso?”.



O Prelado assinalou que o livro dos Atos dos Apóstolos conta que, depois da Ressurreição de Cristo, na primeira comunidade cristã, a Virgem estava junto com os apóstolos quando estes se reuniam para orar.


Também recordou que Jesus ensinou aos seus apóstolos a oração do Pai Nosso, quando pediram que lhes ensinasse a rezar.
Por isso, prosseguiu Dom Gómez, ao orar junto com os apóstolos “é possível e fascinante pensar que a oração que rezamos atualmente pode ter sido rezada pela Virgem Maria”.
O Arcebispo de Los Angeles indicou que Maria já era uma mulher de oração, inclusive antes da visita do anjo Gabriel e “somente uma pessoa de oração poderia dizer ‘sim’ a Deus nesse momento da Anunciação”.
Dom Gómez acrescentou que as palavras de Maria ao anjo: “Faça-se em mim segundo a vossa palavra” são “um eco das palavras Pai Nosso, ‘seja feita a Vossa vontade’”.
“O Catecismo da Igreja Católica nos diz que estas palavras são um modelo de verdadeira oração: ‘Fiat: Esta é a oração cristã: ser completamente de Deus, porque Deus é completamente nosso’. A oração, como Jesus nos ensina isso tem como fim unir nossa vida à vida de Deus, e nossa vontade à sua”, precisou o Prelado.
Nesse sentido, Dom Gómez disse que este abandono e confiança na Divina Providência podemos ver no pedido “o pão nosso de cada dia nos dai hoje”.
“O propósito da oração não quer dizer a Deus o que necessitamos. Deus já sabe o que necessitamos, inclusive antes que nós peçamos a Ele. Quando pedimos a Deus ‘hoje’ o nosso ‘pão de cada dia’, estamos fazendo uma confissão: que sem Ele não podemos alimentar a nós mesmos; que só Ele pode nos dar o que necessitamos”, explicou.
Em seguida, o Arcebispo de Los Angeles assinalou: “Em cada coisa, Jesus nos chama a confiar na Providência de Deus, com a qual Ele proverá. Oramos pedindo o pão nosso de cada dia, mas não podemos nos permitir angustiar pelas preocupações materiais. Jesus disse: ‘Não se preocupem com sua vida, pelo que vão comer ou beber; nem pelo seu corpo ou pelo que vestirão’”.
O Prelado indicou que a frase “o pão nosso de cada dia nos dai hoje” também se refere ao alimento “que perdura e dá a vida eterna”, que é a Eucaristia. Além disso, “Jesus deu testemunho de que Ele era o ‘pão de Deus’ que desceu do céu e dá vida ao mundo”.
Portanto, Dom Gómez manifestou que, quando rezamos o Pai Nosso, “estamos pedindo a Jesus que venha e que se entregue a nós em sua Palavra e no Santíssimo Sacramento do seu Corpo e do seu Sangue. Oramos como aqueles primeiros discípulos que disseram a Jesus: ‘dá-nos sempre desse pão’”. 
via ACI
COMPARTILHE