VÍDEO e FOTOS: Estas crianças iraquianas perderam tudo, exceto a fé


No ano de 2014, quando o Estado Islâmico tomou as cidades iraquianas de Mossul e Qaraqosh, 120 mil cristãos fugiram. Neste grupo havia quase seis mil crianças que perderam seus lares, escolas, amigos e se viram obrigados a trocar seu estilo de vida. Mas, não perderam tudo e o que fica é cada vez mais forte: a fé.


Para que esta se mantenha viva, uma missionária francesa de nome Carin desenvolveu um plano de catequese no qual, além de ensinar as crianças a rezar, também lhes dá a oportunidade de “encontrar-se pessoalmente com Jesus, dar e receber seu amor”.
Conforme explicou ao Grupo ACI, Carin realiza sua catequese uma vez por semana na escola dirigida pelas irmãs dominicanas de Santa Catarina de Sena na cidade de Erbil, no Curdistão iraquiano, onde colabora como voluntária.


O colégio é frequentado por cerca de 600 crianças e se mantém graças às doações de organizações como a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) e Catholic Near East Welfare Association (CNEWA).
A maioria dos alunos, incluindo as religiosas, vivem nos chamados “contêineres” no campo de refugiados localizado no bairro da Ankawa.
Antes de iniciar a catequese, Carin reúne as crianças fora da capela para “preparar seu coração”. Ao entrar, fazem uma oração para pedir a Jesus e ao Espírito Santo que estejam presentes.
Depois, fazem uma adoração de 15 minutos ao Santíssimo Sacramento para que “possam experimentar o silêncio e nele encontrar-se com o Jesus”.




Em seguida, leem uma passagem do Evangelho. Carin explicou que, desse modo, Jesus “os fala diretamente” e que, quando terminam, conversam “sobre como podemos viver o Evangelho na vida cotidiana, porque para ser cristão não basta só estar a capela mas também continuarmos no campo”.
Ao terminar, pedem “pelo mundo que queremos ter” e fazem uma oração a Maria. Também lhes deixa uma tarefa, que consiste em “pôr em prática o que foi aprendido” em casa.



Via ACI
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS NO FACEBOOK: