Lançado boicote a Game of Thrones em razão de violência sexual explícita, estupros e tortura sexual


O Centro Nacional de Exploração Sexual nos EUA lançou uma campanha condenando a série Game of Thronesda HBO por “tornar normal a violência sexual” e por fazer de representações explícitas de estupros e tortura sexual um “entretenimento de massa”.

A iniciativa, que recebeu o nome de Shame of Thrones (algo como “Vergonha dos tronos”), inclui uma petiçãolançada na plataforma LifePetitions, que critica que “ao invés de escolher lidar com temas como o estupro com sensibilidade e seriedade, a série Game of Thrones retratou essas cenas com um nível de detalhe obsceno.”


Os defensores da série dizem que as representações de violência sexual do programa “destinam-se a retratar a dura realidade,” mas, como lembra o texto da petição, “não há nada de educativo em alimentar o público com imagens obscenas e degradantes de abuso ou em oferecer uma implacável exposição das mulheres como objetos sexuais.”
De acordo com Dawn Hawkins, diretora executivo da NCSE, Game of Thrones “tem insistido em ultrapassar os limites da decência com representações grotescas de estupros, incesto, prostituição e violência sexual, de um modo que converte seus espectadores em participantes vicários. Com seus incessantes temas de violência sexual, seria mais apropriado chamar a série de Shame of Thrones.”
Não é a primeira vez que Game of Thrones sofre uma ameaça de boicote em razão da violência sexual explícita. Em 2015, o programa mostrou uma cena envolvendo o estupro de Sansa Stark, personagem popular da série. Depois que o episódio foi ao ar, a senadora norte-americano Claire McCaskill convocou um boicote à série.
“Ok, estou farta de Game of Thrones,” twitou ela na época. “Cena gratuita de estupro asquerosa e inaceitável. Foi uma viagem turbulenta que finalmente acabou.”


A série também é conhecida por suas cenas de batalha repulsivas e cenas demasiado explícitas de combates.
A sexta temporada de Game of Thrones estreou no último domingo. Hawkins reconheceu que a première não teve cenas explícitas de violência sexual (“Um único episódio não representa uma tendência”, observou), mas disse que os criadores da série precisam se empenhar  para garantir que Game of Thrones deixe de apresentar a violência sexual como algo normal.
A petição busca diminuir a audiência da série dissuadindo as pessoas de a assistirem.
Fonte: Notifam

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS NO FACEBOOK CLICANDO NO BOTÃO COMPARTILHAR ABAIXO: