Vaticano: colocada estátua de “Jesus sem-abrigo” no pátio de santo Egídio.


Foi colocada nesta Semana Santa na entrada da Elemosineria Apostólica, no pátio de Santo Egídio, no Vaticano,uma estátua de Jesus, em tamanho natural, representado como um sem-abrigo deitado num banco, envolto num leve cobertor do qual despontam somente os pés marcados pelos pregos da crucifixão.



A obra é da autoria do escultor canadiano Timothy P. Schmalz. O artista teve a ideia de representar a pessoa de Cristo deste modo original após ter visto, durante as festas de Natal, um sem-abrigo que dormia num banco ao ar livre.
“Quando vemos os marginalizados, devemos ver Jesus Cristo”, escreveu o escultor. Na pessoa do pobre e dos últimos estão o rosto e a presença do Cristo: “Cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes” podemos ler no Evangelho de S. Mateus. (Mt 25, 40).
Em novembro de 2013, durante uma audiência geral na Praça S. Pedro, o autor teve a oportunidade de apresentar ao Papa Francisco uma cópia em formato reduzido do “Jesus sem-abrigo”.
“Quando o Santo Padre viu a obra, tocou-a nos joelhos e nos pés e rezou. O Papa Francisco está a fazer propriamente isso, aproximar-se dos marginalizados”, ressaltou o autor aos media norte-americanos.


A estátua doada à Elemosineria Apostólica por iniciativa do próprio autor é feita de bronze e o primeiro exemplar foi colocado em 2013 em Toronto, no Canadá, no Regis College, faculdade de teologia dos jesuítas, e vários outros exemplares já foram colocados em vários lugares no mundo: Austrália, Cuba, Índia, Irlanda, Espanha e EUA.
Alguns contatos estão em andamento para a colocação do “Jesus sem-abrigo” também em muitos outros lugares como a África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, México e Polônia.
A estátua colocada na entrada da Elemosineria foi doada por um patrocinador canadense, que foi o primeiro a custear obras de Schmalz, quando este tinha apenas 20 anos. 

Fonte: Carmadélio 

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS NO FACEBOOK CLICANDO NO BOTÃO COMPARTILHAR ABAIXO: