Papa Émerito Bento 16 "está se apagando lentamente", conta seu secretário


O papa emérito Bento 16 "está se apagando lenta e serenamente como uma vela", relatou seu secretário Georg Ganswein em uma entrevista publicada nesta quinta-feira (24).

O primeiro pontífice da era moderna que renunciou é uma pessoa "muito anciã, mas muito lúcida", contou Ganswein à revista católica italiana "Benessere".




O papa alemão tem dificuldades para caminhar e "usa um andador" para se movimentar, contou o religioso.

Bento 16, que completará em abril 89 anos de idade, "está gradualmente apagando, como acontece com muitas pessoas", acrescentou o religioso, que foi seu secretário durante os oito anos de pontificado, até fevereiro de 2013, quando renunciou inesperadamente após uma onda de escândalos e pressões.

"Ele está sereno, em paz com Deus, consigo mesmo e com o mundo. Se interessa por tudo e mantém seu fino e sutil senso de humor", acrescentou.





Ganswein, atual prefeito da Casa Pontifícia, um tipo de chefe de cerimonial, mora com Bento 16 no antigo monastério Mater Ecclesiae dentro do Vaticano, e organiza a agenda pública do argentino Francisco, uma situação inusual ao trabalhar com os dois pontífices.

"São duas pessoas muito diferentes tanto na forma de comunicar-se como de relacionar-se", reconheceu o prelado alemão. 

Fonte: Uol


COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS NO FACEBOOK CLICANDO NO BOTÃO COMPARTILHAR ABAIXO: