Jornal Nacional recebe enxurrada de críticas após reportagem maliciosa sobre São João Paulo II



O Jornal Nacional (JN – TV Globo) exibiu nesta segunda-feira, dia 15, reportagem com chamada sensacionalista sugerindo que São João Paulo II manteve um relacionamento amoroso com uma filósofa através de cartas.



O epistolário adquirido pela BBC, emissora britância reconhecidamente anti-católica, constitui de inúmeras cartas do santo à polonesa naturalizada nos Estados Unidos, por mais de 30 anos. A própria matéria da BBC atesta que as mensagens não denotam a quebra de celibato o papa Wotyla. 
As chamadas do JN foram feitas para chamar a atenção para o noticioso que amarga drástica queda na audiência.  Especialistas na área afirmam que a queda representa 35%, o que equivale a 7/8 pontos no Ibope, e interfere diretamente no faturamento da emissora dos Marinhos.
A reportagem maliciosa não agradou o público que rapidamente se manifestou nas redes sociais do telejornal e em páginas pedindo retratação da emissora carioca. Na página do JN, dos mais setecentos comentários, a maioria critica a reportagem. “Usaram uma chamada falsa, mentirosa e sensacionalista para unicamente obter ibope. Algo totalmente desnecessário para um jornal que se diz tão sério”, escreveu uma das internautas.
Para Mirti Mederios, especialista em cobertura sobre o Vaticano e o Papa, “a imprensa, pra emplacar uma boa cobertura religiosa, não tem que necessariamente fazer proselitismo ou professar a fé católica não. Não importa se o jornalista é ateu, católico, protestante, se frequenta o terreiro ou acredita em ET“.
Na opinião da jornalista, “O que entra é a responsabilidade no trato da notícia. Em meio à frenesi do copiar e colar as informações provenientes de agências e de emissoras que não fazem cobertura religiosa, não se dá mais espaço para a reflexão e para a busca da verdade, duas coisas que deveriam caracterizar o trabalho do jornalista, independente da área que ele atue e do argumento que ele esteja tratando”.


A Aleteia, uma das maiores agências de notícias católicas do planeta, comentou o episódio. “Nossa sociedade tem dificuldades graves para construir e nutrir amizades sólidas. Amizades profundas são uma raridade. Entre homem e mulher, então, quase uma aberração. Entre homem e mulher e sem sexo? Hahaha. Amizades capazes de transparência afetiva e abertura filosófica e espiritual soam quase tão alienígenas quanto a beleza da castidade e do celibato por parte de um homem forte, jovem e saudável. E amizades em que há intercâmbio de correspondência, para pessoas que mal sabem produzir uma linha sem erros de ortografia, parecem ser, irremediavelmente, incompreensíveis“.
A Página Sou Feliz Por Ser Católico sugeriu que os seus seguidores ligassem para o Atendimento Globo ao Telespectador ou ligasse direto para a redação do  JN, manifestando com respeito e educação o descontentamento com a abordagem da matéria. Pelo menos cem pessoas já ligaram para a TV Globo, de acordo com administradores da fanpage. Os números são os seguintes:  021 2540- 3804 ou 2540-2000/2540-3333. Ainda: 400 22 884.

Fonte: O Povo 

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS NO FACEBOOK CLICANDO NO BOTÃO COMPARTILHAR ABAIXO: