Foto de atendente ajudando cadeirante a tomar sorvete comove internautas


Uma foto da funcionária da rede de lanchonetes McDonald's Lawane Rodrigues, 17, ajudando José Avelino, 49, a tomar sorvete, repercutiu na internet nos últimos dias. 




Avelino é uma pessoa com deficiência e tem dificuldades para segurar objetos. A imagem com o gesto de gentileza foi registrada no último domingo (31), em Uberlândia (MG), e já foi compartilhada por mais de 7.700 pessoas pelas redes sociais.
Esse é o primeiro emprego de Lawane Rodrigues, que trabalha há cinco meses em um shopping da cidade, localizada a 537 quilômetros de Belo Horizonte. Ao UOL, um pouco tímida, ela contou que se surpreendeu com a repercussão do gesto. "Não pensei que pudesse gerar tantos comentários. Na hora senti vontade e ajudei de coração."
Segundo a adolescente, José Avelino comprou o sorvete e outra funcionária, que dividia o atendimento com ela, entregou o copo nas mãos dele. Em seguida o encaminhou até uma mesa para que ele pudesse tomar sozinho a sobremesa.
"Mesmo assim, eu percebi que ele estava com dificuldades e fui até lá ajudá-lo. Não vi que tinha sido fotografada, mas logo depois o rapaz que fez a foto me contou, me abraçou e parabenizou pela atitude", contou.




José Avelino ficou com os movimentos motores comprometidos depois de ficar sem oxigênio no cérebro na hora do parto. Ele revelou ao UOL que se sentiu feliz com a ajuda recebida.
"Eu costumo a passear pelo shopping sozinho. Comprei o sorvete e ela viu que eu estava com dificuldade e se ofereceu para ajudar. Fiquei muito feliz, foi muito bom para mim", disse.

"Pensei em meu avô"

Lawane Rodrigues revelou que José Avelino a fez se lembrar de seu avô, que sofreu derrame e ficou sem se movimentar. "Eu não o conheci, mas minha mãe sempre fala sobre ele e o quanto ele teve dificuldade de se locomover. Pensei muito nele e nas pessoas que passam por isso todos os dias."
O professor e músico Thiago Ferreira, que publicou a foto na internet, conta que estava descendo a escada rolante do shopping quando viu a cena que o comoveu.
"Eu passei direto porque fiquei constrangido de ficar olhando, mas depois eu voltei e fiquei admirando a atitude da atendente. Só pensei em tirar o telefone do bolso e fazer a foto para servir de exemplo para meus alunos", revela Ferreira.
"A minha intenção era que o gesto dela fosse reconhecido pelas pessoas. Não imaginava que a foto seria compartilhada tantas vezes. Naquele mesmo dia eu elogiei a Lawane pela atitude. Foi muito bonito", disse.
A fundadora da Associação Comunitária de Apoio à Pessoa Deficiente (Acaped), Maria Pereira, frequentada por José Avelino, disse que, desde que ele viu a foto nas redes sociais, passou a sorrir mais. "Ele está muito contente com a repercussão e acredito que esse é um bom exemplo a ser seguido para que todos ajudem de alguma forma as pessoas com limitações."
Fonte: UOL

Espalhe para seus amigos no Facebook: compartilhe
Basta clicar no botão compartilhar tão abaixo: