Oração do Sábado Santo | Semana Santa


Pela manhã

"Sepultado o Senhor, selaram a pedra e puseram a guarda para custodiá-lo". Afastou-se nosso Pastor, fonte de água viva. Um grande silêncio envolve a terra, uma grande solidão. Dorme e descansa em paz, Jesus Nazareno. Deus, teu defensor, vai restituir-te a honra que os homens te arrebataram; amanhã a falsidade e o engano ficarão ao descoberto.




Está agora deitado no leito da terra; dorme e descansa em paz, que amanhã Deus te acordará para que amanheça a alegria de teu coração vivo, rompendo a pedra do sepulcro, se mostrará vencedor ante os irmãos. Teu Senhor e nosso Deus te fará viver tranquilo. Descansa em paz e dorme agora. Ponha Tua sorte nessas mãos, que não vacilará. Que Tua carne descanse serena até a alvorada.

E manhã... ensina a todos nós o caminho da vida; enche com Tua presença de alegria para sempre. Mas agora, dorme e descansa em paz. Permita que Teu Pai prepare a grande festa de manhã, porque Tu, Salvador nosso, que já destruíste o poder do inimigo. Nós tentaremos lavar um pouco mais o coração, preparando-o para Te receber e escutar Tua voz. Manhã... toma pela mão a todos, nos levanta, diga: "Acordem, os que dormem, levantem dentre os mortos, que eu serei vossa luz". Que Teu sonho, Senhor, nos tire do sonho do abismo.

Junto a Tua cruz e Teu sepulcro teve a Tua Mãe dolorosa, participando em Tua aflição: faça com que Teu povo, nós, saibamos acompanhar. E como Tu, grão que caíste na terra para morrer e dar fruto, como Tu, também nós saibamos morrer para o pecado e viver para Deus.



Que Te seguindo, caminhemos sempre em uma vida nova. Muda nosso luto em dança; muda nosso traje de presidiários e veste-nos para a festa. Voltemos ao Senhor; que Ele nos cure, que Ele nos cubra, que Ele nos ressuscite. Com o preço do sangue de Cristo fomos resgatados. "Cristo, por nós, se submeteu inclusive à morte, e uma morte de cruz. Por isso Deus o levantou, sobretudo e lhe concedeu o Nome sobre todos os nomes”.

Pela noite

Aleluia! Nesta noite começa nossa nova vida. O Senhor ressurge na terra, convertida em sepulcro. Deus preserva a seu Inocente, Deus protege a seu Humilhado, Deus liberta a seu Filho assassinado. Triunfa a inocência que é, Jesus; triunfa tua vida. Sim, triunfa, surge, é luz, vive. Esta Ressurreição Tua é um acontecimento concedido à comunidade para a alegria e o desfruto.

Nos os cristãos estamos despertos ESPERANDO no meio da noite consagrada ao sonho. Temos um desejo enorme de encontrar-nos o quanto antes contigo, Jesus ressuscitado. Esta é uma noite iluminada pelo DIA: Cristo vive. Nosso homem velho morreu em nós; chegamos à beira da liberdade. Cristo vive; nós também vivemos contigo. A tumba que era Tua prisão se abre e sais ressuscitado.

Mas este fato da ressurreição é graça para nós, só e exclusivamente graça. Tem Tu que sair ao encontro de teus desolados e desconsolados discípulos, para que possamos Te reconhecer e Te adorar. Vai diante no caminho; vai para encontrar-te com os teus. Só a partir deste encontro contigo podemos construir caminhos que sejam sinais de vida e esperança.



Deus acompanhou-te, Jesus, durante toda a Tua caminhada. Agora Tu nos acompanharás com Tua ressurreição, que se converterá para nós no primeiro dia de uma nova criação, de uma história diferente. "Ressuscitou minha esperança!". Aí, esta vai ser uma experiência de fé: te verão e experimentarão ressuscitado só os que crêem.

Vive Senhor, não estás morto. Vive em Deus, Teu Pai. Vive em cada um dos que Te amam e seguem teu caminho. Vive Senhor. Vive na justiça e na bondade de todos os justos da terra. Vive, não estás morto!

A vida não pode ser morta; a vida é mais forte que a morte. Tua morte, Jesus, é o triunfo sobre todos os que Te matam. Ensina-nos a proteger e cultivar contigo a vida, oferecendo a todos em nossas mãos bondade, pão e ternura. Vive Senhor, não estás morto! Queremos ser testemunhas de Alguém que vive.

Amém
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS NO FACEBOOK :