Novembro é tempo de darmos graças a Deus


Neste mês tem início o Advento na Igreja, quando todos os fiéis são convidados ao grande clamor: “Vem, Senhor Jesus!”, já antevendo as festas de Natal.




Muitas datas são celebradas neste mês. Destaco aqui o Dia de Ação de Graças, mundialmente celebrado em novembro. E temos muito o que dar graças a Deus: qualquer acontecimento e necessidade podem se transformar em oferenda de agradecimento. As cartas de São Paulo, muitas vezes, começam e acabam com uma ação de graças: “Dai graças em todas as circunstâncias, pois é esta a vontade de Deus, em Cristo Jesus, a vosso respeito” (1 Ts 5, 18).

Nos EUA, o Dia de Ação de Graças é conhecido como Thanksgiving Day, dia em que o povo agradece os bons acontecimentos do ano com orações e festas em família. Eles fazem memória de algo marcante da sua história. Em 1620, saindo da Inglaterra, o navio Mayflower levava à bordo muitas famílias em direção ao continente americano. Ao desembarcarem, tiveram de enfrentar inúmeras dificuldades como o frio, as feras, os perigos de toda sorte, mas não desanimaram, porque confiavam nas promessas de Deus. Construíram cabanas de madeira para se abrigarem e semearam o solo com grande confiança. Os índios, conhecendo a terra, ensinaram-lhes a melhorar a produção. E Deus os abençoou. Em outono de 1621, a colheita foi tão abençoada, que reuniram os melhores frutos e convidaram os índios para celebrar uma grande festa de louvor e ação de graças a Deus. O embaixador brasileiro, Joaquim Nabuco, participando em Washington, nos EUA, de uma dessas celebrações, sensibilizado exclamou: “Eu quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus”. Suas palavras ecoaram ao Presidente Eurico Gaspar Dutra, e o Congresso aprovou a Lei 781, consagrando a última quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças.





A cada ano, muitas comunidades, como num grande coro universal de gratidão a Deus, celebram o Dia de Ação de Graças.
“Senhor, a ti pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam. Graças te rendemos, porque somos parte de tua criação maravilhosa. Senhor, tu nos fizeste e nos amas. Recebe, Senhor, toda a nossa ação de graças”! (Sl19)
Luzia Santiago

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS NO FACEBOOK CLICANDO NO BOTÃO COMPARTILHAR ABAIXO: