Qual o sentido da nossa vida?




O sentido das nossas vidas ganha seu sentido mais pleno em Jesus Cristo, que veio ao mundo para a nossa salvação.

Jesus Cristo veio ao mundo para fazer a vontade do Pai: “Eis que venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade” (Hb 10, 7). O Verbo de Deus se fez carne no ventre da Virgem Maria. Jesus é o Cordeiro sem defeito, sem a mancha do pecado original, gerado no ventre imaculado de Nossa Senhora, que se oferece em sacrifício para fazer a vontade de Deus. Porém, Jesus realizou a vontade do Pai, primeiramente porque Maria disse sim à Sua vontade: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc 1, 38). 
No livro dos Salmos está escrito sobre Jesus: “Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!” (Sl 39, 9). Cristo foi formado para fazer a vontade do Pai, para guardar em Seu coração a lei de Deus, pela sua Mãe e Mestra a Virgem Santíssima. Por isso, se queremos fazer a vontade de Deus e guardar em nosso coração a lei do Senhor, precisamos nos deixar formar pela formadora por excelência, que é Maria. Ela nos formará para cumprirmos bem o nosso papel em nossas famílias, em nossas comunidades, no trabalho, na sociedade. Mas, Nossa Senhora também nos formará para cumprir fielmente a lei do Senhor.
O salmista fala de Cristo: “Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!” (cf. Sl 39, 10). Jesus anunciou a Boa Nova, o Seu Evangelho, em primeiro lugar porque a Virgem Maria ouviu a Palavra de Deus, que lhe foi anunciada pelo Anjo: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus” (Lc 1, 30-31). Nossa Senhora não somente ouviu a Palavra, mas disse sim à Palavra e gerou a Palavra, o Verbo eterno. Maria se fez serva da Palavra: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a sua palavra!” (Lc 1, 38). Como Jesus Cristo e Nossa Senhora, nós também somos chamados por Deus a ser servos da Palavra de Deus.
Jesus veio ao mundo para realizar a vontade do Senhor. A Carta aos Hebreus diz que: “É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas” (Hb 10, 10). Graças a vontade do Pai, somos santificados pelo sacrifício do corpo do Filho, que foi gerado no ventre santo, imaculado, da Virgem Maria. Ela não somente gerou Jesus Cristo, Cabeça da Igreja, mas também gera a cada um dos membros do Corpo do Senhor: “E deu à luz um Filho, que Deus estabeleceu primogênito de muitos irmãos” (Rm 8,29), isto é, dos fiéis, para cuja geração e educação Ela coopera com amor de mãe” (Constituição Dogmática Lumen Gentium 63). Nossa Senhora não somente gera os cristãos, mas também os educa com amor materno, para realizar a vontade de Deus.
Assim, Jesus veio ao mundo para fazer a vontade do Pai, para anunciar o Evangelho e, no fim da Sua vida terrena, ofereceu-se em sacrifício pela nossa Salvação. A Virgem Maria, Mãe de Deus, foi aquela que mais cooperou e continua a cooperar na obra do seu Filho Jesus Cristo, que se realiza no Espírito Santo. O ventre imaculado de Nossa Senhora, que gerou o Filho de Deus, precisa gerar cada um de nós, filhos de Deus pela graça. Deixemo-nos gerar por essa Mãe amorosa, que nos quer gerar para Deus. Aprendamos dela a fazer a vontade do Pai, pois aquela que educou Jesus Cristo, obediente até a morte e morte de cruz, certamente saberá nos educar para fazer a Sua vontade, que é o verdadeiro sentido de nossas vidas.
Fonte: Canção Nova