Entregue seus fardos a Jesus, por Maria


“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso” (Mt 11, 28).
Neste versículo do Evangelho de Mateus, Jesus nos chama a atenção para uma realidade, da qual não podemos fugir. Nós não damos conta de carregar sozinhos os nossos fardos. A prova disso é que Ele mesmo, em sua vida terrena, dividiu com os apóstolos e discípulos a missão que o Pai lhe confiou. Jesus, em sua sabedoria, confiou aos que o quisessem seguir a missão de pregar o Evangelho até os confins da terra, até que venha o seu Reino de maneira definitiva. Na sua entrega, Jesus foi ajudado por Simão, de Cirene, a carregar a pesada cruz até o alto do monte Calvário.
Por que devo entregar meus fardos a Jesus? O que são esses fardos e como entregar tudo isso?
Mesmo sendo Deus, Jesus não quis realizar a missão que o Pai lhe confiou sozinho. Por isso, não queiramos nós assumir nossa missão como cristãos sozinhos. Nós não damos conta de fazê-lo sozinhos. Não damos conta nem mesmo de vencer nossas tendências ao pecado sozinhos. Sem a graça de Deus não conseguimos vencer o ódio, a maldade, a indiferença, a falta de amor e de perdão. Sem a graça não somos capazes de ser santos, como o Senhor quer que vivamos. Não somos capazes de vencer o egoísmo, a mentira, a tendência ao pecado sozinhos.
Para que Jesus nos dê o descanso, precisamos entregar a Ele os nossos fardos, tudo aquilo que não damos conta de viver sozinhos. Nossas angústias, sofrimentos, nossa vida de pecado, somos chamados a entregar tudo que nos aprisiona, tudo que é um peso, a Deus. Entreguemos a Jesus as nossas próprias frustrações e as decepções com os outros. Ao entregar tudo, Ele nos prometeu que nos daria o descanso (cf. Mt 11, 28). Por isso, confiando em Sua Palavra, não tenhamos medo de entregar-lhe todo o peso que carregamos em nossa vida.
Precisamos entregar tudo isso para assumir o “jugo de Jesus” (cf. Mt 11, 29). Este jugo não é pesado porque é o Seu coração manso e humilde (cf. Ez 36, 26), é a sua vida que Ele quer nos dar. Porém, para receber esse coração precisamos romper com tudo aquilo que são os nossos fardos, as nossas misérias. Precisamos romper também com tudo aquilo que se opõe ao projeto de salvação de Deus para a humanidade e assumir esse projeto, pois é o projeto do coração manso e humilde, da vida de Jesus. Cristo quer a salvação de todo o gênero humano e somos chamados a colaborar com Ele.
Para assumir tão grande projeto de vida, de santidade e de entrega ao serviço do Evangelho, não tenhamos a pretensão de fazer isso sozinho. Mas, faça isso em plena comunhão coma Igreja e peça a intercessão da Virgem Maria. Como Jesus, confiemos a ela o nosso coração, entreguemos e ela os nossos medos, as nossas fraquezas. Pois, da mesma forma que ela formou o coração humano de Jesus, ela formará em nós o Seu coração manso e humilde. Basta nos entregarmos inteiramente a Maria e ela gerará o Seu Filho Jesus Cristo em nós.
Fonte: CN